UNIDADE MÓVEL

Hemoce realiza coleta de sangue e cadastro de medula óssea em shopping de Fortaleza

Ação ocorre neste fim de semana em Fortaleza e integra projeto que amplia o acesso à doação de sangue no Ceará

Compartilhe:
30 de abril de 2026
Paulo Martins

O centro de compras RioMar Kennedy recebe, neste fim de semana, uma unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, o Hemoce. A ação, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), tem como objetivo facilitar o acesso da população à doação de sangue e ao cadastro de medula óssea.

Hemoce realiza coleta de sangue e cadastro de medula óssea em shopping de Fortaleza
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O atendimento será realizado no estacionamento externo do shopping (Piso E2), com funcionamento no sábado (2), das 10h às 19h, e no domingo (3), das 13h às 19h. A iniciativa integra a estratégia de descentralização dos serviços de hemoterapia, levando pontos de coleta a locais de grande circulação.

Ação em shopping amplia acesso à doação de sangue

Segundo o Hemoce, a escolha do RioMar Kennedy para receber a unidade móvel atende a solicitações frequentes de doadores e seguidores nas redes sociais. A demanda por ações na região motivou a realização da campanha neste fim de semana.

O projeto busca aproximar os serviços de coleta da população, ampliando o número de doadores e contribuindo para a manutenção dos estoques de sangue no estado. A unidade móvel é equipada para realizar atendimentos completos, garantindo segurança e conforto aos voluntários.

RioMar Kennedy recebe unidade móvel do Hemoce neste fim de semana

A carreta adaptada do Hemoce possui estrutura para atender cerca de 60 pessoas por dia. O espaço conta com quatro cadeiras de coleta, sala de triagem, recepção, cantina e equipe multiprofissional composta por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, recepcionista e zelador.

Além da doação de sangue, os interessados também poderão realizar o cadastro para doação de medula óssea, ampliando as chances de compatibilidade para pacientes que aguardam transplante.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Quem pode doar sangue no Ceará

Para participar da campanha, é necessário atender a alguns critérios básicos. Os doadores devem estar em boas condições de saúde, bem alimentados e pesar acima de 50 kg. A idade permitida para doação vai de 16 a 69 anos.

No caso de menores de idade, é obrigatória a apresentação de termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento pode ser acessado por meio do site oficial do hemocentro.

Também é necessário apresentar um documento oficial com foto no momento do atendimento. O Hemoce reforça a importância da doação regular para manter os estoques de sangue em níveis seguros, especialmente em períodos de maior demanda.

Projeto leva hemocentro a diferentes pontos da cidade

A ação faz parte do projeto “Hemoce Perto de Você”, que leva unidades móveis a locais estratégicos para facilitar o acesso da população aos serviços de hemoterapia. A proposta é descentralizar o atendimento e incentivar a doação voluntária.

Com a presença da unidade móvel no RioMar Kennedy, a expectativa é ampliar o número de doadores e reforçar os estoques de sangue no Ceará, contribuindo para o atendimento de pacientes em hospitais e unidades de saúde de todo o estado.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, respeitando a capacidade diária da unidade móvel.

Leia também

Fortaleza amplia vacinação contra gripe e atendimento para síndromes respiratórias no feriado e fim de semana

Fortaleza abre 120 vagas gratuitas em cursos de tecnologia da informação

Fortaleza oferta quase 9 mil vagas em cursos, atividades artísticas e esportivas na Rede Cuca

Curso de Engenharia de Software da UniAteneu prepara profissionais com excelência para o mercado de TI

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.