PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
LUTO

Escola mantém aulas suspensas após perder dois estudantes em acidente com equipe de basquete no Ceará

Jonathan e Mateus estudavam na EEMTI Governador Adauto Bezerra e estão entre as sete vítimas do acidente com a delegação do Basquete

Compartilhe
Escola mantém aulas suspensas após perder dois estudantes em acidente com equipe de basquete no Ceará
Luto em Juazeiro do Norte: escola suspende aulas após morte de dois alunos em acidente. Foto: Reprodução


A rotina da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Governador Adauto Bezerra, em Juazeiro do Norte, foi interrompida pela tragédia que vitimou dois de seus estudantes. Jonathan Samuel dos Santos Lopes e Mateus Henrique Ferreira Martins estão entre os sete mortos no acidente com o ônibus da delegação do Basquete Juazeiro do Norte, ocorrido na madrugada de segunda-feira (15), na CE-187, em Tauá.

Leia também: Deputados distritais eleitos no DF: veja quem ganhou nas Eleições 2026

Diante do impacto causado pela perda dos alunos, a instituição mantém as aulas suspensas desde a confirmação da tragédia. A direção da escola informou que o retorno das atividades será planejado com apoio de equipes especializadas para garantir acolhimento emocional aos estudantes, professores e demais profissionais.

O acidente abalou toda a comunidade escolar e mobilizou colegas, familiares e educadores, que participaram das homenagens realizadas durante o velório coletivo das vítimas em Juazeiro do Norte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Escola suspende aulas e prepara acolhimento aos estudantes

Segundo o diretor da unidade, Edilberto, a prioridade neste momento é oferecer suporte à comunidade escolar antes da retomada das atividades.

“Tivemos as aulas suspensas desde a segunda-feira, quando tivemos a notícia do acidente. Agora estamos nos organizando para retornar com a equipe e o apoio de entidades parceiras para acolher bem nossos alunos”, afirma.

A expectativa é que o retorno às salas de aula ocorra de forma gradual e acompanhado por ações de apoio psicológico e emocional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A direção reconhece que a perda dos estudantes afeta não apenas familiares e amigos próximos, mas também colegas de turma, professores e toda a rede de convivência construída dentro da escola.

Jonathan e Mateus eram destaque dentro e fora das quadras

Jonathan Samuel cursava o 1º ano B do ensino médio. Já Mateus Henrique era aluno do 1º ano D. De acordo com a direção, ambos eram reconhecidos pelo comportamento exemplar e pelo envolvimento nas atividades esportivas.

PUBLICIDADE

"Jonathan, aluno do nosso 1º ano B, e Mateus, aluno do 1º ano D do ensino médio, eram alunos bons, alunos dedicados, alunos comportados, que se envolviam com as atividades esportivas da escola”, destaca Edilberto.

PUBLICIDADE

A EEMTI Governador Adauto Bezerra possui tradição em competições estudantis e frequentemente alcança resultados expressivos em torneios estaduais e nacionais.

“Nossa escola sempre se destaca nos jogos escolares em nível de Estado. Já tivemos até equipes representando o Ceará fora do Estado, em competições nacionais. Isso reflete o quanto nossos alunos são dedicados na questão esportiva”, afirma o diretor.

Comunidade escolar enfrenta o impacto da tragédia

Para a direção da escola, a dor provocada pelo acidente ultrapassa os limites da instituição e atinge toda a cidade de Juazeiro do Norte.

PUBLICIDADE

“Eu acho que não só a escola Adauto Bezerra, como Juazeiro do Norte como um todo. Perder sete jovens assim, na cor da idade, com um futuro brilhante pela frente, deixa qualquer sociedade abalada”, declara.

Durante o velório coletivo, colegas de classe, professores e familiares prestaram homenagens às vítimas. Sobreviventes do acidente também participaram da despedida e levaram bolas de basquete para homenagear os companheiros que perderam a vida.

Acidente aconteceu após conquista de título em Sobral

A delegação do Basquete Juazeiro do Norte retornava do município de Sobral após conquistar o título da Copa Sobral 2026 na categoria Sub-19. Horas depois da comemoração, o ônibus que transportava atletas, comissão técnica e acompanhantes tombou na CE-187, na localidade de Santa Teresa, em Tauá.

PUBLICIDADE

Sete pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.

Segundo informações preliminares repassadas às autoridades, o motorista relatou que tentou desviar de um animal que surgiu na pista. Durante a manobra, o veículo teria seguido para o acostamento. Ainda conforme o relato, o eixo traseiro do ônibus ficou preso a uma estrutura às margens da rodovia e, ao tentar retornar para a pista, o condutor teria perdido o controle após passar por um buraco, provocando o tombamento.

As circunstâncias do acidente seguem sob investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Enquanto as apurações continuam, a comunidade escolar tenta encontrar forças para retomar a rotina após uma das maiores tragédias já vividas pela instituição.

PUBLICIDADE


Leia também
Deputados distritais eleitos no DF: veja quem ganhou nas Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Deputados distritais eleitos no DF: veja quem ganhou nas Eleições 2026
04 de out. de 2026 - 16:30
Resultados das Eleições 2026 por estado: veja quem foi eleito onde você mora (16h30)
Eleições 2026
Resultados das Eleições 2026 por estado: veja quem foi eleito onde você mora (16h30)
04 de out. de 2026 - 16:30
Deputados estaduais eleitos no Amapá: veja quem ganhou nas Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Deputados estaduais eleitos no Amapá: veja quem ganhou nas Eleições 2026
04 de out. de 2026 - 16:20