PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
REGIÃO METROPOLITANA

Maranguape reduz homicídios em 97,4%, deixa liderança da violência e muda cenário no Ceará

Município da Região Metropolitana de Fortaleza contabilizou apenas dois homicídios até o último sábado. Dados do Ministério da Justiça mostram queda de 97,4% e mudança no cenário da violência

Compartilhe
Maranguape reduz homicídios em 97,4%, deixa liderança da violência e muda cenário no Ceará
Além de Maranguape, outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza também apresentaram queda expressiva nos homicídios. Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza

Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou uma redução de 97,4% nos homicídios em 2026, até o momento, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Ministério da Justiça apresentados pelo Governo do Ceará, o município contabilizou apenas dois assassinatos até o último sábado (25), resultado que representa uma das maiores quedas do país e marca uma mudança expressiva no cenário da segurança pública local.

Maranguape ocupou, por dois anos consecutivos, a primeira colocação entre as cidades mais violentas do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Agora, a redução dos crimes letais faz o município deixar a liderança dos indicadores nacionais e deve encerrar 2026 fora desse ranking.

Leia também: Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz

A melhora acompanha o desempenho registrado em todo o Ceará. No primeiro semestre de 2026, o estado apresentou redução de 40,8% nas mortes violentas intencionais, o melhor resultado entre todas as unidades da federação, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Justiça.

PUBLICIDADE

Além de Maranguape, outros municípios da Região Metropolitana de Fortaleza também apresentaram queda expressiva nos homicídios. Em Maracanaú, a redução chegou a 90,9%, enquanto Caucaia registrou diminuição de 56,8%.

Ao apresentar os indicadores, o governador Elmano de Freitas destacou que os resultados refletem o fortalecimento das políticas de segurança pública e da atuação integrada entre as forças policiais.

PUBLICIDADE
"É uma redução generalizada de todos os dados de violência do estado do Ceará e que, portanto, nos aponta um caminho correto de fortalecimento das forças de segurança, da inteligência. Vamos querer cada vez mais fazer incremento tecnológico para as nossas forças de segurança."
PUBLICIDADE

Maranguape liderava ranking nacional da violência

A mudança contrasta com o cenário registrado no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2026, elaborado com base nos dados de 2025.

PUBLICIDADE

Naquele levantamento, Maranguape aparecia como a cidade mais violenta do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, registrando 100,3 mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes. Foi a única cidade brasileira a ultrapassar a marca de 100 homicídios por 100 mil habitantes.

O ranking também incluía outros dois municípios cearenses: Maracanaú, na terceira colocação, com taxa de 80,7, e Caucaia, na sétima posição, com 66,6 mortes violentas por 100 mil habitantes.

PUBLICIDADE

Mesmo com a redução do número de mortes violentas no Ceará — de 3.225 em 2024 para 2.976 em 2025 — os três municípios permaneceram entre os dez primeiros colocados no levantamento referente ao ano passado.

PUBLICIDADE

Trabalho integrado é apontado como principal fator

Durante entrevista à Rádio Jovem Pan News Fortaleza, o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, afirmou que a redução é resultado de um trabalho intensificado pelas forças de segurança ao longo dos últimos dois anos.

Segundo ele, Maranguape representou um dos maiores desafios enfrentados pelas instituições responsáveis pelo combate ao crime organizado.

PUBLICIDADE
"O que a gente verifica é que Maranguape realmente foi muito desafiador para todos nós, para todas as forças de segurança, para a Polícia Militar, para a Polícia Civil, para a Pefoce, para todo mundo que trabalha nesse enfrentamento."

Ao comentar os resultados obtidos, o delegado afirmou que as estratégias começaram a produzir efeitos.

"O que a gente percebe é que esse enfrentamento que foi potencializado nos anos de 2024 e 2025 surtiu efeitos."
PUBLICIDADE

Para Márcio Gutiérrez, a mudança demonstra que o enfrentamento ao crime exige continuidade, integração e planejamento.

"Mostra que esse trabalho de enfrentamento ele leva tempo, a gente precisa consolidar as estratégias, precisa estar todo mundo muito integrado, muito unido, mas a gente consegue realmente mudar a dinâmica criminosa em um município e um estado como a gente tem conseguido fazer."

Ele também destacou o impacto das operações realizadas contra organizações criminosas.

PUBLICIDADE
"E através desse trabalho integrado, as forças de segurança têm conseguido dar as respostas adequadas, têm conseguido fazer esse enfrentamento às organizações criminosas, às facções criminosas. O ano passado foi um ano muito desafiador para todos nós, foi um ano de muitas prisões de membros de organizações criminosas. Muito bloqueio patrimonial. Só para a gente ter uma ideia, nos últimos três anos a Polícia Civil já representou pelo bloqueio de mais de R$ 3 bilhões que estava aí circulando nas mãos deles."

População percebe melhora na segurança

Os resultados também são percebidos por moradores de Maranguape, que relatam maior sensação de segurança nas ruas.

O pedreiro José Felipe resumiu essa percepção.

PUBLICIDADE
"A gente se sente mais tranquilo, né?"

A vendedora ambulante Gorete da Silva também afirmou notar mudanças no cotidiano.

"Mais calmo, tudo, né? Muito beleza. A gente se sente seguro agora, graças a Deus, a gente se sente muito seguro."
PUBLICIDADE

Apesar da melhora, os moradores esperam que a redução seja permanente.

A dona de casa Maria Claecia afirmou:

"Muita paz, tranquilidade para nós, que a cidade melhore mais do que já está."
PUBLICIDADE

Governo quer consolidar redução da violência

Além da expressiva queda nos homicídios, Maranguape deixou o topo dos indicadores nacionais de violência. Maracanaú e Caucaia também melhoraram seus índices, reflexo das ações integradas das forças de segurança, segundo o Governo do Estado.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, afirmou que o objetivo agora é manter e ampliar os resultados alcançados.

"É um trabalho permanente, de atenção permanente nossa, para nós mantermos esse nível e a estabilidade de redução dos números e buscar ampliar. Esse é o nosso foco, buscar ampliar a redução para cada dia melhorar a vida da população."
PUBLICIDADE


Leia também
Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz
REVOLTA
Mãe de Isabelle Caracristi lamenta decisão da Justiça do Ceará que concedeu liberdade a João Munhoz
02 de out. de 2026 - 19:14
Homem em estado alterado é detido com faca, maconha e Rivotril em terminal de ônibus em Fortaleza
SEGURANÇA
Homem em estado alterado é detido com faca, maconha e Rivotril em terminal de ônibus em Fortaleza
02 de out. de 2026 - 13:36
Mulher agredida por lutador de jiu-jítsu vai à delegacia e denuncia suspeito em Fortaleza
AGRESSÃO
Mulher agredida por lutador de jiu-jítsu vai à delegacia e denuncia suspeito em Fortaleza
02 de out. de 2026 - 13:16