A Polícia apreende 8 armas de fogo durante a Operação Controle Bélico II, realizada nesta quinta-feira (13) contra Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) com Certificados de Registro (CRs) cancelados em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas que ainda mantinham armas e munições vinculadas aos respectivos acervos mesmo após o cancelamento dos registros.
Durante as diligências, a Polícia Civil do Ceará localizou quatro pistolas, dois revólveres e duas espingardas, além de munições de diferentes calibres. A ação foi realizada por meio da Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos (Desarme).
Segundo as informações divulgadas pela corporação, a investigação também identificou que alguns dos alvos possuíam registros relacionados ao envolvimento em crimes. Entre eles está um homem que, conforme a Polícia Civil, encontra-se preso por homicídio.
Polícia apreende oito armas em imóveis de CACs em Caucaia
A Operação Controle Bélico II teve como foco CACs que estavam com os Certificados de Registro cancelados, mas que ainda apareciam vinculados a acervos de armas e munições.
A partir das informações levantadas durante a investigação, a Justiça autorizou o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos alvos. As equipes da Polícia Civil foram aos endereços para verificar a situação dos armamentos e localizar materiais vinculados aos acervos.
O resultado das diligências foi a apreensão de oito armas de fogo:
- quatro pistolas;
- dois revólveres;
- duas espingardas;
- munições de diferentes calibres.
A apreensão permitiu retirar os armamentos dos locais investigados e dar continuidade aos procedimentos policiais relacionados à operação.
A situação dos Certificados de Registro foi um dos pontos centrais da investigação. Os documentos estavam cancelados, enquanto ainda havia armas e munições relacionadas aos respectivos acervos, circunstância que levou à realização das buscas.
Registros dos CACs estavam cancelados, segundo investigação
Os CACs são pessoas autorizadas a exercer atividades específicas relacionadas à coleção de armas, ao tiro desportivo e à caça, de acordo com as regras aplicáveis a cada modalidade. A existência de um acervo registrado está sujeita às normas de controle e fiscalização estabelecidas pelos órgãos competentes.
No caso investigado em Caucaia, os alvos tinham Certificados de Registro cancelados, mas ainda estavam relacionados a armas e munições que permaneciam vinculadas aos acervos.
A partir desse cenário, a Polícia Civil realizou as diligências autorizadas judicialmente para verificar onde estavam os armamentos e recolher o material encontrado.
A operação também levou em consideração informações relacionadas aos próprios investigados. De acordo com a corporação, alguns dos alvos possuem registros de envolvimento com crimes.
Um dos casos citados pela Polícia Civil é o de um homem que está preso por homicídio. A informação integra os dados divulgados pela corporação sobre os alvos identificados durante a investigação.
A existência desse registro criminal, porém, é uma informação individual relacionada ao investigado e não significa que todos os CACs envolvidos na operação tenham o mesmo histórico.
Investigação também identificou alvos com registros criminais
Além da situação dos Certificados de Registro, a Polícia Civil analisou informações relacionadas às pessoas que estavam no foco da operação.
A corporação informou que parte dos alvos possuía registros de envolvimento em crimes. Um deles, segundo a investigação, já está preso por homicídio.
A informação ajuda a contextualizar a operação, que não teve como foco apenas a existência dos registros cancelados, mas também a localização e retirada dos armamentos vinculados aos acervos investigados.
As oito armas encontradas durante o cumprimento dos mandados foram recolhidas pela Polícia Civil. O material deverá integrar os procedimentos relacionados à investigação da Operação Controle Bélico II.
Até as informações divulgadas pela corporação, a ação teve como resultado a apreensão dos oito armamentos e de munições de diferentes calibres nos imóveis alvos das buscas.
Operação Controle Bélico II integra ação nacional contra armas ilegais
A Operação Controle Bélico II faz parte da segunda edição da Operação Renarme, realizada com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A ação ocorre dentro da Semana Nacional de Combate ao Tráfico Ilícito de Armas de Fogo e Munições e reúne iniciativas voltadas ao controle e à fiscalização de armamentos.
No Ceará, a operação foi conduzida pela Delegacia de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos, unidade especializada da Polícia Civil do Estado.
A estratégia busca identificar situações envolvendo armas e munições que estejam fora das condições previstas para seus registros e reforçar o controle sobre esses materiais.
Nesse contexto, a operação realizada em Caucaia concentrou-se em pessoas cujos Certificados de Registro haviam sido cancelados e que ainda apareciam relacionadas a acervos de armas e munições.
A apreensão das oito armas faz parte desse trabalho de fiscalização. O caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil, que poderá adotar novas medidas conforme o avanço dos procedimentos investigativos.




