PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
JUSTIÇA

Mãe aciona Justiça após filho de 9 anos aparecer com arma em ato de Flávio Bolsonaro

Mulher procurou o Conselho Tutelar após descobrir que o filho estava em manifestação com o pai; guarda da criança não havia sido formalizada judicialmente

Compartilhe
Mãe aciona Justiça após filho de 9 anos aparecer com arma em ato de Flávio Bolsonaro
Conselho Tutelar encaminhou o caso à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente após a mãe procurar o órgão. Foto: Reprodução/Redes sociais

A mãe de um menino de 9 anos acionou a Justiça após descobrir que o filho havia participado, com o pai, de um ato político em Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), onde foi filmado segurando uma arma. A mulher procurou o Conselho Tutelar depois que os vídeos passaram a circular nas redes sociais e decidiu buscar a regularização judicial da guarda da criança.

O menino estava com o pai durante a manifestação relacionada à votação de Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno das Eleições 2026. Segundo as informações apresentadas ao Conselho Tutelar, os objetos mostrados nas imagens eram simulacros ou armas de brinquedo.

Leia também: Presidente do PL admite planejamento de golpe no fim do governo Bolsonaro

A situação passou a ser acompanhada pelos órgãos de proteção à criança e também pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias do episódio sob segredo de Justiça.

PUBLICIDADE

Mãe busca regularizar guarda do filho na Justiça

Segundo o relato apresentado pela mulher ao Conselho Tutelar, ela não sabia que o filho estava na manifestação com o pai. Os dois são separados há cerca de oito anos e mantinham um acordo informal sobre os cuidados com o menino.

PUBLICIDADE

A criança ficava com a mãe durante a semana e com o pai nos fins de semana, mas a guarda não havia sido formalizada judicialmente. Depois de receber os vídeos e perceber a exposição do filho, a mulher decidiu procurar a Justiça para regularizar a situação.

Ela também pediu que o pai não saísse novamente com a criança enquanto não houvesse uma definição judicial sobre a guarda.

PUBLICIDADE

Depois de tomar conhecimento do episódio, a mãe entrou em contato com o ex-companheiro, que levou o menino de volta para a casa dela.

PUBLICIDADE

Conselho Tutelar passou a acompanhar o caso

Após ser procurado pela mãe, o Conselho Tutelar passou a acompanhar a situação. O órgão também comunicou a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) para que fossem verificadas as circunstâncias envolvendo a exposição do menino.

O Ministério Público foi comunicado sobre o caso. A Polícia Civil informou que os pais foram identificados e que a investigação está em andamento sob segredo de Justiça.

PUBLICIDADE

A conselheira tutelar Amanda Melo afirmou que a atuação do órgão está relacionada à proteção da criança, independentemente da posição política dos adultos envolvidos.

PUBLICIDADE

Menino recebe acompanhamento após exposição nas redes sociais

A repercussão das imagens também teve impacto sobre o menino. Segundo o Conselho Tutelar, a criança ficou triste e chorou depois de perceber a circulação dos vídeos e ter contato com comentários publicados nas redes sociais.

A mãe relatou que o filho ficou constrangido com a exposição. O Conselho informou que ele foi encaminhado para acompanhamento psicológico enquanto permanece sob os cuidados dela.

PUBLICIDADE

Posteriormente, conforme relato da conselheira, o menino apresentou melhora e retomou a rotina escolar.

Pai afirmou que arma mostrada no vídeo era de brinquedo

Segundo o relato apresentado ao Conselho Tutelar, o pai afirmou que o objeto segurado pelo menino era uma arma de brinquedo. A mãe também teve acesso a uma fotografia enviada pelo ex-companheiro que indicaria que se tratava de um simulacro.

A mulher afirmou ainda que já havia manifestado ao pai sua oposição ao uso desse tipo de brinquedo pelo filho.

PUBLICIDADE

O Conselho Tutelar destacou que, mesmo quando o objeto não é uma arma real, um simulacro pode representar uma situação de risco se for confundido à distância com uma arma de fogo.

Caso ocorreu após vídeo do menino em ato político

As imagens que deram origem à atuação do Conselho Tutelar mostram o menino sobre um veículo durante uma manifestação em Parnamirim. Em um dos registros, ele aparece segurando um objeto semelhante a uma pistola.

O ato ocorreu após o primeiro turno das Eleições 2026 e estava relacionado à comemoração da votação de Flávio Bolsonaro. A circulação dos vídeos levou a mãe a procurar o Conselho Tutelar e posteriormente a Justiça.

PUBLICIDADE

A apuração sobre as circunstâncias da exposição da criança permanece sob responsabilidade das autoridades competentes.

Leia também
Presidente do PL admite planejamento de golpe no fim do governo Bolsonaro
GOLPE
Presidente do PL admite planejamento de golpe no fim do governo Bolsonaro
08 de out. de 2026 - 08:22
Estudantes vão às ruas no Rio em ato contra Flávio Bolsonaro e em apoio a Lula no segundo turno
MOBILIZAÇÃO NACIONAL
Estudantes vão às ruas no Rio em ato contra Flávio Bolsonaro e em apoio a Lula no segundo turno
07 de out. de 2026 - 21:17
Caiado declara apoio a Flávio Bolsonaro e diz que Lula vai levar "taca" no segundo turno
ALIANÇA COM FLÁVIO
Caiado declara apoio a Flávio Bolsonaro e diz que Lula vai levar "taca" no segundo turno
06 de out. de 2026 - 22:47