PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fortaleza recebeu Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora

Evento realizado pelo Sebrae aconteceu na última semana com representantes de instituições nacionais

Compartilhe
Fortaleza recebeu Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora
A 5ª edição do encontro aconteceu em Fortaleza – Foto: Sebrae/CE

O Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora chegou à sua 5ª edição reunindo gestores, especialistas e representantes de instituições de todo o país para discutir os desafios da formação docente e os caminhos para transformar a educação brasileira. O Ceará foi o estado que sediou a primeira edição do encontro e, cinco anos depois, voltou a receber o evento. A programação reúne grandes nomes da educação, especialistas e instituições para debater os caminhos e os desafios do setor, além de promover a integração entre diferentes atores do ecossistema e a construção de uma agenda coletiva alinhada às prioridades dos próximos anos.


Leia também: Atriz Pilly Calvin morre aos 74 anos após mais de cinco décadas dedicadas à arte

Para Jefferson Cavalcante, analista da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Ceará, o encontro representa uma oportunidade de reforçar sua atuação como parceiro estratégico da educação, apresentando iniciativas e experiências voltadas ao fortalecimento da educação empreendedora. “A programação foi pensada para que os educadores pudessem trocar experiências, compartilhar boas práticas e discutir soluções para os principais desafios enfrentados pela educação brasileira”, ressalta.


Dados apresentados durante o encontro evidenciaram os desafios da formação e da valorização dos professores no Brasil. Em 2025, 35% dos participantes da Prova Nacional Docente não alcançaram o nível básico de proficiência. No mesmo período, mais de 65 mil professores da rede pública foram afastados por transtornos mentais. Diante desse cenário, os participantes reforçaram a necessidade de ampliar o apoio e a valorização dos educadores, cujo papel vai além da transmissão de conhecimentos e é fundamental para o desenvolvimento de estudantes e territórios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Para o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o professor deve ocupar o centro das discussões sobre a transformação da educação no país. Ele destacou a importância de fortalecer a formação docente e ampliar a presença da educação empreendedora nas instituições de ensino, preparando os estudantes para os desafios da sociedade e do mundo do trabalho. “O professor é um dos atores-chave da educação, um ser humano que tem suas limitações, mas que precisa ser valorizado cada vez mais”, destaca.


PUBLICIDADE

Bruno lembrou ainda que o Sebrae fez um movimento muito interessante de se unir de forma coordenada aos diferentes atores do sistema educacional, somando esforços com estados e municípios para fortalecer a formação docente e garantir uma educação de qualidade. “Gente, não tem outro caminho. Vamos dar as mãos e trabalhar juntos para que o Brasil possa ter uma educação de qualidade”, completou.


PUBLICIDADE

Bruno Quick (Sebrae Nacional), Carlos Viana e Mônica Arruda (Sebrae Ceará) – Foto: Sebrae/CE

PUBLICIDADE


A atuação do Sebrae Nacional na área educacional já alcançou, em 2026, mais de 6,9 milhões de estudantes, 267 mil profissionais da educação e 8.336 instituições de ensino. Entre as iniciativas estão o SUPERNOVA, voltado ao ensino superior, que registrou mais de 42 mil inscritos, e o Desafio Liga Jovem, direcionado a estudantes da educação básica, que ultrapassou 86 mil inscrições. Os resultados demonstram a presença da educação empreendedora em diferentes etapas da formação dos estudantes brasileiros.


Além do MEC e do Conselho Nacional de Educação, o Encontro do Ecossistema de Educação 2026, promovido pelo Sebrae, reuniu representantes do Todos Pela Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Sesc, do Sesi, do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Roberto Marinho, entre outros.



Leia também
Atriz Pilly Calvin morre aos 74 anos após mais de cinco décadas dedicadas à arte
LUTO
Atriz Pilly Calvin morre aos 74 anos após mais de cinco décadas dedicadas à arte
20 de out. de 2026 - 10:38
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (20); veja as exceções
ELEIÇÕES 2026
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira (20); veja as exceções
20 de out. de 2026 - 10:35
Ação da PF contra lavagem de dinheiro prende duas pessoas em Itapipoca, no Ceará
INVESTIGAÇÃO
Ação da PF contra lavagem de dinheiro prende duas pessoas em Itapipoca, no Ceará
20 de out. de 2026 - 10:27