O Inep divulgou um novo calendário para estes participantes
Enem 2021: inscrições para isentos que faltaram em 2020 começam hoje (14)
Começa nesta terça-feira (14) o prazo para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) para aqueles que foram isentos da taxa de pagamento de 2020, mas faltaram às provas. A estimativa é que 3 milhões de participantes do Exame não compareceram aos locais de prova no ano passado por medo da pandemia de covid-19.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Vale Gás: veja em que estados o benefício é distribuído
O prazo para as inscrições deste público se encerra às 23h59 do dia 26 de setembro. Assim como no ano passado, estes estudantes terão direito a isenção na inscrição do Enem 2021.
O Instituto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um novo cronograma direcionado apenas para este público. Diferente dos estudantes que já estão inscritos, que farão as provas nos dias 21 e 28 de novembro, os alunos que começam a se inscrever hoje só realização o Exame nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data das Pessoas em Privadas de Liberdade.
Para esse público, as provas do Enem 2021 serão aplicadas em 9 e 16 de janeiro de 2022, juntamente com o Enem PPL. Aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para participantes que já tiveram a inscrição confirmada. Saiba mais: https://t.co/dwqYHlCl0g pic.twitter.com/aHrexlpeHn
— Inep (@inep_oficial) September 13, 2021
Leia também | Quem está no Bolsa Família pode ser excluído do Auxílio Brasil? Entenda
A reabertura desta inscrição foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em uma sessão no dia 3 de setembro. Estes estudantes haviam faltado às provas, mas não tinham justificativa documental para apresentar ao Governo Federal. Os ministros do Supremo entenderam que, em razão da pandemia de covid-19, as provas do ano passado foram aplicadas em um contexto de anormalidade, e a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza.
O Enem 2021 teve o menor número de inscritos desde 2005, com 3,1 milhões de participantes confirmados. Acredita-se que essa queda é motivada pelo alto número de faltas em 2020, quando mais da metade dos participantes faltaram à provas.
Leia também | Novo Bolsa Família: Auxílio Brasil pagará até R$ 1.200; confira quem receberá benefício
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.