Durante um evento com investidores nesta segunda-feira (15), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que as críticas feitas ao Brasil em relação à Amazônia não são justas. Durante a sua fala, o líder do Executivo convidou as autoridades árabes a conhecer a região e afirmou que a floresta “não pega fogo” porque é “úmida”.
“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem, um passeio pela Amazônia é algo fantástico. Até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo”, disse Bolsonaro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Novo auxílio financeiro de R$ 200 é liberado e já pode ser sacado; veja quem tem direito
Apesar da afirmação do presidente, os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram um aumento nas queimadas na região. Só em 2020, o órgão contabilizou 103.161 focos de incêndio na Amazônia. Em junho de 2021, o registro de incêndios foi o maior para o mês nos últimos 14 anos.
Saiba mais | Desmatamento na Amazônia atinge pior índice da série histórica em abril de 2021
Durante o evento em Dubai, Bolsonaro afirmou, ainda, que mais de 90% da Amazônia se mantém preservada. Além disso, ele destacou que o país está de portas abertas para negócios, sobretudo no setor de agricultura.
“A Amazônia é um patrimônio. A Amazônia é brasileira. E vocês, lá, comprovarão isso e trarão realmente a imagem que condiz com a realidade”, concluiu o presidente.
Leia também | Como saber se vou ser selecionado para o Auxílio Brasil de R$ 400?