Ícone do site Portal GCMAIS

Camilo Santana sobre novo lockdown no Ceará: “Nenhuma decisão foi tomada”

CAMILO SANTANA

Foto: Carlos Gibaja / GovCE

Camilo Santana, governador do Ceará, disse nesta terça-feira (16) que os áudios e boatos sobre um novo decreto de isolamento social rígido que circulam nas redes sociais são falsos. Embora não descarte a possibilidade de lockdown, o líder do Executivo afirmou que possíveis mudanças nas regras sanitárias só podem ser confirmadas após reunião do Comitê que avalia a situação da pandemia.

Leia mais | Fortaleza está em alerta “altíssimo” de propagação da Covid-19

“Informo que sequer houve reunião do Comitê que delibera sobre as ações restritivas dos decretos. Portanto, nenhuma decisão foi tomada. Os atuais decretos valem até amanhã à meia-noite”, escreveu o governador sobre um possível lockdown.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com Camilo Santana, o grupo deve deliberar sobre a situação da pandemia no Estado. Após o encontro, um novo decreto deve ser anunciado. “Qualquer informação será passada por mim com toda transparência. O restante dessas notícias é ação criminosa de pessoas que lutam a todo momento para provocar tumulto no meio da pandemia. São essas pessoas que tentam boicotar cada ação tomada com o objetivo de salvar vidas. Mas o mal não prevalecerá”, afirmou.

Publicidade

O decreto de Carnaval, anunciado para o período em que aconteceria o feriado, gerou protestos em Fortaleza. Empresários, artistas e trabalhadores do setor de entretenimento realizaram diversas mobilizações na Cidade, uma delas aconteceu nas imediações da Assembleia Legislativa do Ceará.

Mortes

O número de mortes cresceu nos 15 primeiros dias do mês de fevereiro, em comparação com o mesmo período em janeiro. Foram 202 óbitos registrados entre 1 e 15 de fevereiro, contra 155 no mês anterior. No mês atual, já foram confirmados 12.738 casos de coronavírus em todo o Ceará.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Novos leitos

Com o crescimento de casos e óbitos, o Governo do Estado anunciou a ampliação de leitos. Até o fim do mês, o Ceará deve ter 703 leitos de terapia intensiva exclusivos para pacientes diagnosticados com a doença.

Mais cedo, Camilo Santana confirmou que o Hospital Estadual Leonardo da Vinci, em Fortaleza, ganhou mais 32 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 85 de enfermaria exclusiva para Covid-19. Com o aumento, a unidade de saúde chega a 132 leitos de UTIs.

“Temos feito todos os esforços possíveis para proteger e acolher os irmãos e irmãs cearenses, e para superar mais este momento difícil da pandemia. Até que a vacina chegue a todos, só há uma forma de frear esse rápido aumento de casos: a prevenção”, disse.

Sair da versão mobile