Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de três mil profissionais da segurança ainda não confirmaram cadastro de vacinação no Ceará

Mais de três mil profissionais da segurança ainda não confirmaram cadastro de vacinação

Foto: Sesa / Divulgação

Fiscalizando o cumprimento dos decretos estadual e municipal, além de manter o combate a outras ações criminosas, os profissionais da segurança foram incluídos como prioritários na campanha de imunização contra a Covid-19 no Ceará. Entretanto, 3.259 mil trabalhadores da área ainda aguardam a confirmação do cadastro por email, conforme o Saúde Digital. O procedimento é necessário para o sistema agendar a data em que o paciente receberá as doses.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ao todo, foram realizados 22.735 cadastros na plataforma do Governo do Ceará. Eles representam 85,7% do percentual de confirmações via email. As informações publicadas no sistema são integradas entre os municípios e Estado. “À medida que as vacinas forem chegando, os grupos prioritários poderão agendar para receber o imunizante através do seu município”, explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Magda Almeida.

Leia mais | Vacinação evitou segunda onda da Covid-19 em profissionais de saúde no Ceará

Homem é pedido em casamento após se curar da Covid-19 em Fortaleza

Publicidade

A inclusão dos profissionais no grupo prioritário foi anunciada pelo governador Camilo Santana no dia primeiro de abril, após o Ministério da Saúde atualizar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), atendendo a um pedido feito pelos gestores estaduais.

O cadastro para todos os cearenses maiores de 18 anos foi permitido a partir de 11 de março. Considerando abril, quando os profissionais da área foram anunciados como prioridade, veja o total de confirmações por email por dia:

 

Sandro Caron, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), comemorou a inclusão. “Já estávamos tratando essa demanda há bastante tempo. Agora que se tornou oficial, é uma conquista para a categoria. Esses profissionais estão na linha de frente e fazem parte de uma atividade essencial e de risco. Eles continuam nas ruas, delegacias e sendo fundamentais na fiscalização de medidas sanitárias”.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Conforme o Ministério da Saúde, entre os profissionais de segurança, são prioridades:

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Os demais trabalhadores da segurança que não se enquadram na lista devem aguardar o andamento da campanha nacional para receber a vacina. A nota do Ministério da Saúde detalha que não são prioritários os trabalhadores que exercem as seguintes atividades:

Sair da versão mobile