O governador Camilo Santana anunciou, neste sábado (10), a flexibilização de alguns setores da economia a partir de segunda-feira (12). A retomada acontecerá em horários alternados para evitar superlotação nos transportes públicos. Além disso, haverá toque de recolher de 20h às 5h. O funcionamento deve ser limitado a 25% da capacidade dos estabelecimentos.
Leia mais | Fim do lockdown no Ceará: setores se preparam para reabertura na segunda-feira (12)
A flexibilização, no entanto, é restrita ao período entre segunda e sexta-feira. Nos fins de semana, o isolamento social rígido será mantido. Em transmissão nas redes sociais, o líder do Executivo informou que o Ceará apresenta uma estabilidade no controle da doença, embora ainda exista uma grande procura por leitos.
O comércio de rua funcionará de 10 às 16h, enquanto shoppings abrem no segundo horário, de 12h às 18 horas. “Vale lembrar que isolamento rígido vai continuar no final de semana, enquanto passarão a ser liberadas gradualmente algumas atividades comerciais de serviço, seguindo rigorosamente todos os cuidados contra a Covid-19”, disse.
O Governo do Ceará também flexibilizou o funcionamento das escolas. Com o novo decreto, estudantes de até cinco anos podem retornar às instituições, assim como as turmas do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental.
As igrejas podem funcionar com 10% da capacidade, seguindo os horários estabelecidos pelo Estado. Além disso, continua proibido o funcionamento de espaços públicos de condomínios.
Discussões do comitê
No decreto anterior, anunciado em 4 de abril, o Estado preferiu renovar o isolamento social rígido em vez de retomar a abertura da economia, conforme havia sido prometido. A justificativa, segundo o governador Camilo Santana, foi a necessidade de analisar os indicadores relacionados à doença no Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O governador destacou que o isolamento social rígido tem apresentado resultados positivos, pois o número de casos está reduzindo, assim como a taxa de transmissão. O Estado enfrenta o lockdown desde o dia 13 de março, com circulação de pessoas reduzidas e funcionamento apenas das atividades essenciais.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Na sexta-feira (9), quando o possível anúncio da aguardada flexibilização seria feito, o governador decidiu aguardar mais um dia para apresentar a decisão do comitê estadual de combate à pandemia.
Continuaremos avaliando os termos do decreto com muito rigor e responsabilidade para o anúncio ainda neste sábado. pic.twitter.com/ZOuXdZOHtI
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) April 9, 2021
Em atualização