A campanha de vacinação contra a covid-19 está prestes a avançar mais uma fase no Ceará. Depois de encaminhar a distribuição de doses aos profissionais de saúde e idosos de 60 a 74 anos, o Estado deu início aos preparativos para seguir para a 3ª fase da imunização, destinada a pessoas com comorbidades, doenças crônicas e com deficiência permanente grave.
Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendamento desta quinta-feira (22)
Integram essa lista as pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
A expectativa é que essa etapa da Campanha Nacional de Vacinação seja iniciada entre os cearenses já na próxima semana, segundo informou nesta quarta-feira (21) a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Magda Almeida. A gestora fez um apelo para que as gestões municipais incentivem a atualização do Cadastro dentro de suas áreas de atuação.
Leia também | Ministério da Saúde realizará pregão internacional para kit intubação
“Na próxima semana, alguns municípios poderão progredir para a fase 3, que contempla as pessoas com comorbidades, e é importante que as pessoas preencham ou atualizem o Cadastro” declarou a Magda, chamando a atenção para que todas as pessoas preencham Cadastro Estadual de Vacinação. A secretária reforçou que, caso não haja atualização das informações, a inscrição para receber a vacina pode ser invalidada e a pessoa não será convocada para receber a dose.
Nesta quarta-feira, teve início a vacinação de idosos a partir de 60 anos. Entre as beneficiadas com a 1ª dose está a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.
Saiba como se cadastrar para receber a vacina no grupo de pessoas com morbidade
A fase 3 da vacinação deve beneficiar no Ceará mais de um milhão de pessoas, sendo 627.572 pessoas com comorbidades e 406.137 com deficiência permanente, segundo estimativa populacional do Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19.
De acordo com a orientação da Sesa, pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, fibrose cística, asma grave são algumas das doenças que devem ser acrescentadas ao cadastro para receber a vacina dentro da fase 3 da Campanha.
Vacinação em Fortaleza: confira a lista de agendamento desta quinta-feira (22)
Confira o passo a passo do cadastro para a 3ª fase
Confira quais são as comorbidades deste grupo prioritário
As fases do plano nacional de vacinação contra a Covid-19:
1ª fase: prioridade trabalhadores de saúde, pessoas de 75 anos ou mais e idosos em instituições de longa permanência (como asilos), bem como povos indígenas.
2ª fase: foco nos idosos de 60 a 74 anos. Pacientes a partir de 60 anos são considerados grupo de risco pelo risco maior da contaminação evoluir para uma morte.
3ª fase: pessoas com comorbidades, condições médicas que também favorecem um agravamento do quadro a partir da covid-19. Entre as doenças crônicas incluídas neste grupo estão as cardiopatias e doenças renais crônicas.
4ª fase: professores, forças de segurança, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
>>Acompanhe o GCMais pelo Youtube <<<