SAÚDE

Covid-19: ocupação das UTIs no Ceará volta a subir e chega a 93,4% neste domingo (9)

Este aumento nas internações também foi registrado nos leitos de enfermarias

Compartilhe:
9 de maio de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Apesar de o Ceará estar passando por um período de retomada da economia, a situação do sistema de saúde do Estado ainda é grave. Neste domingo (9), segundo os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará, 93,4% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com covid-19 estão ocupados.

Covid-19: ocupação das UTIs no Ceará volta a subir e chega a 93,4% neste domingo (9)
Foto: Ministério da Saúde

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também |Farmácias participam de edital do Governo que credencia vacinação contra a Covid-19 nos locais

Este número pode apresentar um retrocesso nas melhorias que o índice estava apresentando nos últimos dias. Entre os dias 30 de abril e 7 de maio, na última sexta-feira, o Ceará estava apresentando uma ocupação dos leitos de UTIs que era inferior a 90%, o que representava uma redução, mesmo que ainda pequena, na pressão sobre o sistema de saúde. Porém, no sábado (8), o índice voltou a subir para o patamar crítico, com 90,7%.No domingo, por volta das 12h, a ocupação já estava em 93,4%.

Já nas enfermarias, a situação, apesar de alarmante, é menos crítica, com o índice de ocupação se mantendo próximo dos 70% na maior parte da semana. Porém, neste domingo, o aumento nas internações também foi considerável, chegando aos 79,66%.

Confira os gráficos que mostram a ocupação dos leitos de UTI nesta última semana:

Atualmente, o sistema de saúde no Ceará possui 5.146 leitos exclusivos, sendo 3.809 de enfermaria e mais 1.337 leitos de UTI.

Leia também | Profissionais da saúde no HGF são homenageadas nesse dia das mães

A ocupação das UTIs e a retomada

Durante uma live na última sexta-feira, o governador Camilo Santana destacou que a ocupação dos leitos de UTIs estava entre as principais preocupações do Comitê de Combate à Covid-19. Este seria um dos motivos pelo qual os gestores preferiram não avançar na retomada da economia durante essa semana e optaram por manter as mesmas restrições do decreto anterior.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Houve uma preocupação muito destacada hoje, dentro do comitê, que foi o aumento na positividade dos exames em todo o Ceará, acima dos 60%, constatando um aumento significativo em relação à semana anterior, além do nível elevado de leitos ocupados no Estado. Com isso, acendeu um sinal de alerta e, pelo princípio da prudência, o comitê decidiu não fazer nenhuma alteração em relação ao decreto vigente, renovando e mantendo todas as atividades autorizadas por mais uma semana. Exatamente para que possamos avaliar melhor os dados, e para que, com segurança, a gente decida o que pode ser alterado. A pior das decisões é retroceder e restringir mais, se houver um aumento de casos. Mas, isso vai depender da ajuda de todos”, disse Camilo Santana.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.