COVID-19

Ocupação das UTIs no Ceará está em alerta crítico desde fevereiro, segundo Fiocruz

Mesmo em processo de flexibilização do isolamento social, o Estado continua com condições críticas nos leitos de UTI

Compartilhe:
5 de junho de 2021
Márcia Catunda

O Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), publicado na última sexta-feira (4), mostra que o Ceará continua em uma situação de alerta quanto à ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o documento, a ocupação de leitos UTI Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará está em alerta crítico desde fevereiro de 2021.

Ocupação das UTIs no Ceará está em alerta crítico desde fevereiro, segundo Fiocruz
Ocupação das UTIs no Ceará é alarmante em três regiões do Estado. Foto: Thiago Gaspar / Prefeitura de Fortaleza

Leia também |  Governadores do Nordeste se reúnem para discutir plano de vacinação após aprovação da Sputnik V

A Fiocruz considera que o sistema de saúde está em situação crítica quando a ocupação dos leitos de UTI passa dos 80%. Quando este índice fica entre os 60% e 80%, o estado fica em alerta intermediário. Abaixo dos 60%, ele sai das zonas de alerta.

Segundo a análise temporal da Fiocruz, a última vez em que o Ceará esteve em alerta intermediário foi no boletim de 18 de janeiro de 2021. Na publicação seguinte, em 1º de fevereiro, o Estado já aparece em alerta crítico e continua assim até a análise de 31 de maio.

Leia também | Novo decreto no Ceará amplia funcionamento de shoppings e restaurantes até 22 horas

Neste sábado (5), o IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará, indica que 90,74% dos leitos de UTIs para adultos no Ceará estão ocupados. Em números gerais, contando também as UTIs para gestantes, crianças e recém-nascidos, a ocupação é de 88,6%.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Mesmo com uma quantidade alta de pacientes internados com covid-19, o Ceará aumentou consideravelmente o número de vagas em leitos de hospitais durante esta segunda onda da pandemia. Segundo o Governo do Estado, atualmente o sistema de saúde possui 1.347 leitos de UTI e outros 3.858 de enfermaria. Em números gerais, o Ceará possui 77% mais leitos neste momento do que durante a primeira onda da covid, em 2020.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Covid-19: mortalidade de gestantes é mais que o dobro da média no país

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.