A vacina pode ser encontrada em todos os postos de saúde do Ceará
Ceará tem caso de sarampo após mais de um ano sem a doença; confira o calendário vacinal
Após um ano e três meses sem registrar nenhum caso de sarampo, o Ceará voltou a notificar um caso de sarampo no último mês de julho. Em todo o Brasil, o número de casos da doença têm crescido e as autoridades de saúde alertam para a importância de seguir o calendário vacinal corretamente. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, a vacina pode ser encontrada em todos os postos de saúde dos municípios cearenses.
A doença havia sido considerada eliminada do País desde 2018, mas os números começaram a subir recentemente. Só em 2021, até o dia 10 de julho, foram registrados 499 casos de sarampo no País, sendo 394 no Amapá, 88 no Pará, 10 em Alagoas, seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Ceará.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Kélvia Borges, orientadora da Célula de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, destaca que o retorno da doença pode estar ligada à redução do público que tem procurado vacinar as crianças na idade certa. “A baixa adesão à vacina e o acúmulo de crianças não vacinadas ou com esquema incompleto poderão contribuir para o surgimento de surtos e epidemias”, explica. “É imprescindível oportunizar intensamente a vacinação de rotina e estabelecer estratégias de vacinação eficazes no resgate dos não vacinados”.
Assim como no caso da vacinação contra covid-19, a imunização contra o sarampo e o controle da doença depende que uma grande quantidade da população esteja imunizada corretamente. “A única maneira de evitar surtos e mortes pela doença é vacinando. Os surtos de sarampo ocorrem quando as pessoas que não estão protegidas contra o vírus são infectadas e transmitem a doença. Para evitar os casos, precisamos manter as taxas de cobertura vacinal, com a primeira e segunda doses, em 95%“, orienta Kélvia.
Calendário de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola
A imunização contra o sarampo acontece por meio da vacina Tríplice Viral, que combate não só esta doença, mas também a caxumba e a rubéola. Confira como deve ser o esquema vacinal:
- 12 meses: 1ª dose com Tríplice Viral;
- 15 meses: 2ª dose com Tetra Viral ou Tríplice Viral + Varicela;
- 12 meses a 29 anos: comprovar duas doses de vacina contra o sarampo;
- 30 a 59 anos: comprovar uma dose de vacina contra o sarampo;
- Profissionais de saúde: comprovar duas doses de vacina contra o sarampo, independente da idade
Sintomas
- Febre,
- manchas vermelhas,
- tosse,
- coriza
- conjuntivite
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.