A partir desta quarta-feira (1º), os moradores e visitantes do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, têm direito à passagem de ônibus gratuita. Com esta medida, a cidade se torna a maior do País a implantar um sistema de gratuidade no transporte público. Neste primeiro momento, será realizado um período de transição, mas todos os cidadãos já podem realizar seus trajetos sem nenhum custo.
Leia também | Valor do Auxílio Brasil deve ser definido neste mês; propostas chegam a R$ 1.200
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em entrevista à TV Cidade Fortaleza, o prefeito Vitor Valim destacou que a proposta é devolver ao cidadão o dinheiro pago nos tributos. “Hoje a gente vê, como muita alegria, a cidadania, os impostos que o povo de Caucaia paga, voltando para a população. Porque nada é de graça, então o transporte público da nossa cidade é pago com o dinheiro suado da nossa população de Caucaia que vai poder se mover por ela de forma livre”, explica.
Segundo o gestor, a estimativa é que cerca de 800 mil passagens foram pagas todos os meses entre os trajetos pelo município. Caucaia possui um território vasto, de 1.228 km², quase quatro vezes maior do que Fortaleza. “Qualquer cidadão, seja da praia para a sede, ou da sede para o sertão, vai poder rodar livremente na nossa cidade”, explica Valim.
Leia também | Saque da 5ª parcela do auxílio emergencial começa hoje (1º); confira calendário
Como será o programa passagem de ônibus gratuita em Caucaia?
O prefeito de Caucaia explica que, neste primeiro momento, os ônibus vão funcionar com um sistema de “catraca livre”, ou seja, qualquer um que usar o transporte público vai usufruir da gratuidade, independente da quantidade de viagens. Este período deve durar de 60 a 90 dias e vai funcionar como uma “adaptação”.
Leia também | Auxílio Brasil: saiba como confirmar cadastro no novo Bolsa Família
Como não será exigido nenhum documento, a passagem de ônibus gratuita vai contemplar tanto os residentes de Caucaia, quanto os visitantes. Durante este período, a Prefeitura vai confeccionar cartões de passe livre para toda a população.
Após esta transição, a gratuidade para os residentes de Caucaia será garantida por meio deste novo documento. Já os visitantes terão um passe livre diário que será acessado por um QR Code.
Leia também | Preços nos supermercados em Fortaleza variam até 216%; confira os locais mais baratos
Saiba mais sobre o projeto na reportagem do CE no Ar
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<