O mês terá três fenômenos astronômicos que poderão ser vistos no Estado
Outubro terá duas chuvas de meteoros que poderão ser vistas no Ceará
Os apaixonados pela astronomia terão um mês de outubro animado em 2021. Pelo menos três fenômenos que irão acontecer nos próximos dias poderão ser vistos nos céus do Ceará: duas chuvas de meteoros e uma aparente aproximação entre a lua e o planeta Júpiter.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Redemoinho de poeira assusta moradores do Crato; entenda fenômeno
De acordo com Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo, a primeira das duas chuvas será de meteoros Draconídeos. “Como ocorre todos os anos, essa chuva tem seu ‘pico’ (maior taxa quantidade de meteoros por hora), entre os dias 06 e 10 de outubro”, explica.
Porém, Romário Fernandes, professor de Astronomia, acrescenta que este fenômeno, apesar de poder ser avistado nos locais mais distantes das grandes cidades, não é tão fácil de se ver. “Essa não é uma chuva tipicamente boa porque ela não tem um grande número de meteoros. A perspectiva dela é de cinco meteoros por hora, uma taxa horária baixa. Além disso, o ponto de onde ela parece irradiar no céu fica no hemisfério Norte. Quando se fala que o Nordeste é um lugar melhor do Brasil para vê-la, é porque a gente fica mais perto do Equador”, explica.
Leia também | Avenida Desembargador Moreira terá nova sinalização
Mas para quem quer ver este fenômeno, o diretor do Planetário Rubens Azevedo recomenda: “Melhor local e horários para a observação da chuva Draconídeos é no Oeste (local do pôr do Sol) entre às 18h e 21h”.
Porém, ainda no mês de outubro vai acontecer uma outra chuva de meteoros, esta com mais potencial para ser vista pela população, como explica Romário Fernandes: “No final do mês a gente vai ter as orionídeas. É uma chuva de meteoro que tem o radiante aqui no hemisfério Sul e que também tem uma quantidade de meteoros bem maior”. De acordo com Dermeval Carneiro, o fenômeno será visível no dia 21 de outubro, com o melhor horário para visualização a partir das 23h.
“Pode ser visto a olho nu, não há necessidade de instrumentos. Em Fortaleza, os melhores locais são a Beira Mar ou a Praia de Iracema, olhando para o nascente (Horizonte Leste). Nas cidades do Interior, sempre olhando para o nascente, após as 23h”, recomenda o diretor do Planetário.
Leia também | Veja listas de agendados para vacinação em Fortaleza até domingo (10)
Além disso, um outro fenômeno astronômico acontecerá neste mês de outubro, como explica Dermeval Carneiro: “No dia 15 teremos uma belíssima imagem no céu com a aproximação entre a Lua e o planeta Júpiter. Você poderá ver no Leste (nascente) logo após o pôr do sol. Júpiter é o objeto luminoso sem cintilar (não “pisca”) localizado acima e logo à esquerda da Lua”.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.