O residente do Ceará que quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita, já pode realizar a inscrição no programa CNH Popular. O benefício foi lançado na última quarta-feira (13) pelo Governo do Estado e promete entregar o documento sem nenhum custo para 25 mil pessoas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | Saiba como baixar a CNH Digital do Detran no celular
Atualmente, os custos para tirar a Carteira de Habilitação variam de R$ 1.600 a R$ 2.000. Por isso, são muitos os interessados em participar desse programa, e conseguir o documento de forma gratuita.
Deste total de vagas, 20 mil são reservadas para os municípios do interior do Estado e outras 5 mil são exclusivas para residentes de Fortaleza. Diante disso, o governador Camilo Santana ressaltou a importância de que quem está interessado realize a inscrição o mais rápido possível, para não ficar de fora desta fase da CNH Popular.
Leia também | CNH Popular: confira simulado da prova teórica
Durante o lançamento, o líder do Executivo Estadual ressaltou, ainda, que os participantes do projeto devem estar tirando a sua primeira habilitação e se enquadrar em um destes pré-requisitos:
- Inscritos no Bolsa Família;
- pessoas com deficiência;
- egressos do sistema prisional.
As inscrições acontecem por meio do site do Detran-CE. Porém, desde o lançamento do programa, o site tem apresentado algumas instabilidades, o que está dificultando o acesso ao cadastro. De acordo com o órgão, a equipe técnica está tentando solucionar os problemas do portal o mais rápido possível.
Para quem conseguir acessar a plataforma do Detran-CE, o Portal GCMAIS preparou um passo a passo de como realizar o cadastro no benefício. Confira:
Leia também | Crianças têm gratuidade em passagens de ônibus em Fortaleza; saiba como solicitar
Veja o passo a passo da inscrição na CNH Popular
- Acesse o site oficial do Detran – CE e clique na Central de Serviços
- Escolha a opção “Habilitação”
- Nas opções de serviços, clique em “CNH Popular”
- Coloque o CPF no campo solicitado e clique em “Confirmar”
- Em seguida, adicione as informações solicitadas, como endereço, categoria desejada (A ou B), dados pessoais (incluindo o número do NIS, do Bolsa Família);
- Após inserir os dados, clique em “Cadastrar”. Você será direcionado para uma outra página para confirmar os seus dados;
- Depois desta confirmação, a plataforma vai solicitar que sejam anexados alguns documentos, como o comprovante de residência, o documento de identidade, o NIS e o CPF.
- Por fim, clique em “Finalizar”