CEARÁ

Açudes que abastecem Região Metropolitana de Fortaleza registram capacidade máxima de armazenamento

No mesmo período de 2021, o sistema registrava 71% de sua capacidade

Compartilhe:
23 de maio de 2022
Roberta Fontelles

Registrando 100% da capacidade total de armazenamento, os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba, que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza, se encontram em uma situação confortável. No mesmo período de 2021, o sistema registrava 71% de sua capacidade.

Açudes que abastecem Região Metropolitana de Fortaleza registram capacidade máxima de armazenamento
Foto: Governo do Ceará

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Açudes com capacidade máxima

A situação favorável do sistema, com os reservatórios registrando 100% de volume, garante autonomia de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão.

O cenário de mais tranquilidade dos açudes da RMF permitiu também a revogação do Ato Declaratório que insere a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana na condição de escassez hídrica.

Para o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o cenário é de mais tranquilidade para a RMF, principalmente com relação à garantia para o abastecimento humano. O gestor ponderou, entretanto, que a situação em outros locais do Estado ainda precisa de atenção.

“Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central/Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 9%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”, destacou.

Leia mais | Volume dos reservatórios do Ceará atinge melhor marca dos últimos 9 anos

Açude Castanhão chega ao melhor volume em 7 anos

Maior reservatório de água do Ceará, açude Castanhão atingiu o seu melhor volume em cerca de sete anos no dia 27 de abril. Com uma quadra chuvosa satisfatória até aqui, o açude chega a 20,42% da sua capacidade total. A última vez em que esteve em torno de 20% foi em junho de 2015, quando já passava por uma queda contínua na quantidade de água armazenada, e gerava preocupação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.