Ícone do site Portal GCMAIS

Operação Karkinos investiga indícios de fraudes com cooperativa que presta serviço ao Samu

Operação Karkinos investiga indícios de fraudes com cooperativa que presta serviço ao Samu

Foto: Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil do Ceará deflagrou a Operação Karkinos. A ação tem a finalidade de aprofundar as investigações sobre indícios de fraudes envolvendo a Cooperativa de Trabalho de Atendimento Pré-Hospitalar LTDA – COAPH, prestadora de serviços médicos/hospitalares à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Operação Karkinos

De acordo com a Polícia, após a realização de uma auditoria realizada pela própria Sesa, foram encontrados indícios do funcionamento de um esquema criminoso de favorecimento financeiro indevido envolvendo gestores e profissionais de saúde, ligados à COAPH, e que prestavam serviço ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará).

Ao todo, cinquenta policiais civis cumpriram sete mandados de busca e apreensão domiciliares, nas cidades de Fortaleza e Eusébio, em endereços ligados aos alvos da investigação. A operação “Operação Karkinos” tem por objetivo investigar crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As ordens judiciais foram expedidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Fortaleza.

Em nota divulgada pela COAPH, a cooperativa informou que foi surpreendida com o procedimento de busca e apreensão realizado pela Polícia Civil em sua sede.

Publicidade

“Durante toda a execução do procedimento a Cooperativa esteve à disposição auxiliando os integrantes da Justiça que coordenavam o caso. No momento do procedimento não fomos informados do conteúdo que gerou a ação. Informamos que estamos procurando as autoridades para entender as acusações que pesam sobre nossa empresa”, declara a COAPH.

Idosa é presa ao tentar empréstimo com documento falso

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na última quarta-feira (29), uma idosa de 61 anos que tentava obter empréstimo de R$ 440 mil com documentos falsos, no bairro Aldeota, em Fortaleza.

O trabalho foi desenvolvido com o apoio da área de segurança da Caixa. A presa confessou o crime aos policiais e já tem antecedentes criminais por fraudes. Foi apreendido também o aparelho celular da mulher.

A idosa foi indiciada por crime de tentativa de estelionato, conforme artigos 171, § 3º e 14 do Código Penal Brasileiro e encontra-se à disposição da Justiça Federal. As investigações continuam para análise de dados e identificação de demais participantes do crime flagrado.

Leia também | Primeira Casa da Mulher Cearense é inaugurada em Juazeiro do Norte

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

Sair da versão mobile