A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza vai solicitar ao governador do Ceará, Camilo Santana, que o comércio da capital funcione normalmente durante o Carnaval deste ano, previsto para o período de 26 de fevereiro a 1º de março. Caso o pedido seja aceito, o comércio abrirá as portas no período momino pela segunda vez em 87 anos.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Com a proibição das festas de Pré-Carnaval e Carnaval do Ceará, prevista no decreto estadual em vigor, o setor lojista da cidade enxerga o momento como propício para manter o comércio aquecido. Atualmente, as lojas de rua têm permissão para funcionar das 8h às 22h, e as lojas de shoppings, das 10h às 22h.
Vale lembrar que, em 2021, as lojas de rua, shoppings e do Centro de Fortaleza funcionaram normalmente durante o período do Carnaval, pela primeira vez. A medida foi adotada para evitar que a população realizasse viagens ou festas em um momento em que ainda se enfrenta a pandemia de covid-19.
Em 2022, além do enfrentamento ao coronavírus, o Ceará vive um surto de casos de síndromes gripais, principalmente de Influenza A H3N2. Inclusive, o Centro de Inteligência em Saúde do estado (Cisec) apontou que existem chances do Ceará passar por uma nova onda de Covid-19 antes do Carnaval de 2022.
Leia também | Novo decreto no Ceará reduz capacidade de eventos sociais e suspende festas de Pré-Carnaval e Carnaval
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<