Ícone do site Portal GCMAIS

Campanha de vacinação em Fortaleza já imunizou mais de 23 mil crianças

Campanha de vacinação em Fortaleza já imunizou mais de 23 mil crianças

Campanha teve início no último dia 15 de janeiro. Foto: Prefeitura de Fortaleza.

Em balanço divulgado nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Fortaleza anunciou já ter realizado a vacinação de 23.046 crianças de 5 a 11 anos na Capital. Os dados incluem o público que recebeu a vacina nos primeiros 13 dias da campanha, entre os dias 15 e 27 de janeiro (quinta-feira).

Além da vacinação por agendamento por ordem decrescente de idade e por comorbidades e deficiência permanente, a Prefeitura de Fortaleza vacinou crianças restritas ao leito e crianças em acolhimentos institucionais.

“O Município tem pensado, desde o início da vacinação das crianças, em estratégias para garantir a imunização desse público, o que inclui desde a garantia do cadastro no Saúde Digital até a vacinação domiciliar aos que não podem se dirigir aos centros”, afirmou a titular da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

Além de disponibilizar alguns centros de vacinação para aplicação da vacina aos agendados, a Prefeitura entrega “certificados de coragem” aos vacinados, para incentivar as crianças. Na última semana, também foi disponibilizado um intérprete em libras para o público surdo.

Nova repescagem de vacinação para crianças acontece neste fim de semana em Fortaleza

Neste sábado (29) e domingo (30), haverá repescagem de vacinação infantil contra a Covid-19 em Fortaleza para as crianças de 5 a 11 anos que faltaram à data do agendamento da vacina. No sábado, a repescagem ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, de 9h às 17h, e em mais 10 postos de saúde da Capital, de 9h às 16h. Já no domingo, o atendimento será no Centro de Eventos, de 9h às 17h.

Publicidade

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Além da repescagem, também haverá, ao longo do fim de semana, novos agendamentos para o público infantil. A imunização de crianças teve início no dia 15 de janeiro em Fortaleza, obedecendo à ordem decrescente de idade, iniciando pelos de 11 anos, já alcançando as que possuem 08 anos.

Documentos necessários

No ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Crianças com comorbidades ou deficiências permanentes: terão que apresentar, além dos documentos de identificação, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a priorização da vacina. Será necessário levar a cópia do documento comprobatório da comorbidade ou deficiência permanente para ser entregue aos vacinadores no ato da aplicação.

Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Cadastro de crianças

O cadastro está disponível no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), etapa obrigatória para o agendamento para imunização em Fortaleza. Nele, é obrigatório apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Esse pode ser verificado no ConecteSUS, no aplicativo Mais Saúde, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Caso a criança não tenha nenhum registro do cartão nacional, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde para emissão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

Leia também | Confira as listas de agendados para vacinação contra Covid até domingo (30), em Fortaleza

Locais de atendimento da repescagem de vacinação infantil:

Sábado (29/01)

Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

Regional de Saúde I

Posto de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)

Posto de Saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)

Posto de Saúde Dr. Zenirton Pereira da Silva (R. José Roberto Sáles, 475 – Barra do Ceará)

Regional de Saúde II

Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)

Regional de Saúde III

Posto de Saúde Licínio Nunes de Miranda (Rua 06, S/N – Quintino Cunha)

Posto de Saúde Sobreira Amorim (Rua Des. Luís Paulino, 190 – Jóquei Clube)

Regional de Saúde IV

Posto de Saúde José Valdevino Carvalho (Rua Guará, S/N – Itaoca)

Regional de Saúde V

Posto de Saúde Dr. Pontes Neto (Rua 541, nº 150 – 2ª etapa – Conj. Ceará)

Regional de Saúde VI

Posto de Saúde Edmar Fujita (Av. Alberto Craveiro, 1480 – Boa Vista)

Posto de Saúde Waldo Pessoa (Rua Cap. Hugo Bezerra, 75 – Barroso)

Domingo (30/01)

Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

 

Sair da versão mobile