Encontro inédito entre líderes políticos consagra diálogo entre partidos que travam oposição desde a redemocratização
Lula encontra Tasso Jereissati em Fortaleza; PT e PSDB caminham para articulação histórica
O ex-presidente Lula (PT), que está em visita ao Ceará, encontrou o senador Tasso Jereissati (PSDB) na manhã desta segunda-feira (23), em Fortaleza. O diálogo marca uma articulação, até então, inédita entre os dois partidos que travam uma oposição política histórica.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Leia também | PF faz operação contra grupo suspeito de desviar dinheiro em hospital de campanha do PV, em Fortaleza
Durante entrevista exclusiva à jornalista Patrícia Calderón, em um hotel de Fortaleza, a equipe de reportagem do Grupo Cidade de Comunicação teve a confirmação que o ex-presidente Lula iria encontrar Tasso ainda pela manhã. A informação da agenda foi confirmada pela assessoria de imprensa do senador tucano.
Lula chegou ao Ceará na última sexta-feira (20) como parte do roteiro que vem fazendo por estados no Nordeste, na busca por desenvolver articulações com parlamentares da região. Além de Tasso, o petista também deve encontrar Eunício Oliveira (MDB), segundo informado pelo próprio Lula em uma entrevista coletiva no último sábado (21).
Leia também | Lula chega ao Ceará e é recebido pelo governador Camilo Santana
O senador Tasso Jereissati é cotado como um possível candidato para disputar as eleições presidenciais de 2022 pelo PSDB. Em entrevista ao jornal El País, no último mês de março, o tucano defendeu a candidatura de Lula e destacou a importância do pleito do próximo ano para a democracia brasileira.
“Vou ser sincero. Eu gostaria até que o Lula concorresse. No momento que nós vivemos, precisamos de uma grande lição de democracia na próxima eleição. Defendo que todas as correntes ideológicas participem. Acho bom que o Lula concorra. Pessoalmente, acho que vai prevalecer o equilíbrio. O país está cansado dos extremismos de um lado e do outro”, afirmou Tasso Jereissati.
Leia também | Em visita ao Ceará, Lula ataca Bolsonaro: ‘qualquer um é melhor do que essa coisa eleita’
Em maio, durante uma entrevista à TV Cidade Fortaleza, o senador reforçou a importância do diálogo entre os partidos opositores, mas destacou que o encontro entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, que aconteceu naquele período, não representava uma aproximação política.
“Acho (o encontro) uma necessidade que o País tem de diálogo. Não podemos cair neste clima que estamos vivendo de ódio. Adversários políticos não significa que são inimigos mortais. Adversários políticos convivem com as diferenças, divergências e com as ideias do outro. Essa é a democracia. Esse é o fundo da democracia. Ainda mais quando se trata de dois ex-presidentes da república, num momento em que o país vive uma crise sanitária, uma crise econômica e uma crise social. É algo natural. Necessário, mas não vejo nenhuma sinalização política a partir daí”, avaliou.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.