A cerimônia de posse teve início com a abertura da sessão extraordinária, realizada pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT)
“Convocada para superar os desafios que afetam a condição da mulher”, afirma Izolda Cela em posse como governadora do Ceará
Durante discurso de posse na Assembleia Legislativa do Ceará, na tarde deste sábado (2), a governadora do estado, Izolda Cela (PDT), destacou o fato de ser a primeira mulher a assumir o comando do Palácio da Abolição. Emocionada, Izolda afirmou que se sente convocada para superar desafios que afetam a “condição da mulher por ser mulher”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Por óbvio isso fala por si sobre o desafio histórico da trajetória da mulher na ocupação de espaços sociais de liderança, especialmente na política”, disse a governadora Izolda Cela.
Durante a fala, Izolda disse defender o desenvolvimento social com inclusão. A nova governadora ainda agradeceu “em nome do povo do Ceará, ao ex-governador Camilo Santana (PT)”.
A cerimônia de posse teve início por volta de 16h15, com a abertura da sessão extraordinária, realizada pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), e leitura da carta de renúncia do ex-governador Camilo Santana pelo primeiro secretário, Antônio Granja (PDT).
Na ocasião, Evandro Leitão teceu elogios à gestão de Camilo Santana.
“Fica o agradecimento para aquele que foi, sem dúvidas, um dos melhores governadores que o Estado já teve. Pelo esforço, pela dedicação, pelo talento, enfrentando momentos dificílimos, momentos desafiantes, mas que com serenidade, com muita prudência, com muito equilíbrio, conseguiu superar”, ressaltou.
Os deputados estaduais foram até a entrada da Assembleia, pela avenida Desembargador Moreira, recepcionar Izolda.
Ver essa foto no Instagram
Posse de Izolda Cela
Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, 61 anos, assume o desafio de governar o 8º estado mais populoso do Brasil. Professora e psicóloga, começou a trajetória política em 2001, quando assumiu o cargo de subsecretária de desenvolvimento da Educação na prefeitura de Sobral. Entre 2005 e 2006, Izolda Cela foi secretária de Educação da cidade sobralense.
A nova governadora ganhou maior destaque no meio político quando assumiu a Secretaria de Educação do Ceará, de 2007 a 2014. Também chegou a ser convidada pelo Ministério da Educação, em 2012, para assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica.
Em 2015, Izolda Cela já havia se tornado a primeira mulher no exercício do cargo máximo da política cearense. Na oportunidade, ela assumiu a função enquanto Camilo Santana cumpria agenda fora do país.
Com a renúncia de Camilo Santana, serão nove meses de gestão de Izolda Cela à frente do Palácio da Abolição. Período que ainda pode se estender, caso ela se torne candidata ao governo estadual pelo PDT e vença as eleições de outubro.
Leia também | O que significa Izolda Cela no governo do estado e o que muda na condução dos destinos políticos do cearense?
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.