No Brasil, a Anatel não prevê qualquer alteração nos prazos de implantação da tecnologia
Embraer informa à Anatel que estudará eventual interferência da tecnologia 5G em voos
Companhias aéreas dos Estados Unidos emitiram mais um alerta sobre eventuais riscos de segurança, causados pela tecnologia 5G, aos sistemas de aeronaves. A Embraer informou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que vai realizar estudos sobre interferências da nova tecnologia nos sistemas de aviação do Brasil em breve.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Tecnologia 5G
Nos EUA, as operadoras AT&T e Verizon Communications chegaram a adiar por duas semanas a inauguração do novo serviço de 5G. No Brasil, a Anatel não prevê qualquer alteração nos prazos de implantação da tecnologia, mas alerta que o assunto vem sendo monitorado desde o ano passado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Os problemas de interferência nos aviões são de cunho técnico. A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) recomenda uma separação de 200 MHz entre entre os serviços de radionavegação aeronáutica. No Brasil, a distância é de 3,3 GHz a 3,7 GHz. A avaliação é de que o risco de haver alguma interferência é mínimo.
Leia mais | Saiba se o seu celular está adequado para receber a tecnologia 5G
Celulares adequados
A internet 5G deve chegar às maiores cidades brasileiras até o fim do primeiro semestre de 2022. Diante da novidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou lista de aparelhos compatíveis com a nova tecnologia. No total, são 45 telefones celulares.
Em nota, a Anatel informou que o cliente pode confirmar se o aparelho está pronto para acessar a rede verificando se existe um selo de homologação localizado no manual. Outra opção é consultar a operadora.
“A certificação e a homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos para telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança, além do atendimento a funcionalidades técnicas regulamentadas pela Anatel”, destaca a nota.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.