PARTIU EMPREENDER

I Festival Gastronômico de Baturité: entretenimento, aprendizado e desenvolvimento econômico e social

A terra do café receberá três dias de programação com a maior feira gastronômica da região, espaços culinários, agricultura familiar e muita cultura.

Compartilhe:
23 de novembro de 2022
Sebrae Ceará

Compreender os significados da alimentação implica em entender a forma como a sociedade se organiza, produz e distribui seus alimentos. Nessa perspectiva, esses processos serão destaques no I Festival Gastronômico de Baturité e II edição do Ceará Organic Food Festival, eventos que vão acontecer entre os dias 25 e 27 de novembro na Praça da Matriz de Baturité.

I Festival Gastronômico de Baturité: entretenimento, aprendizado e desenvolvimento econômico e social

O tema deste ano é Alimentação Escolar Saudável e receberá profissionais para debater a temática em todas as suas instâncias, desde a etapa do plantio, contemplando agrônomos e demais profissionais do campo, merendeiras e o consumidor final, que são os próprios alunos.

Para entreter os visitantes, o evento também contará com a participação de atrações musicais e culturais, incluindo a exposição e venda de produtos locais. Confira a seguir a programação do I Festival Gastronômico de Baturité e II edição do Ceará Organic Food Festival e se organize para fazer uma visita!

Economia, entretenimento e culinária: tudo em um mesmo evento

De acordo com o prefeito de Baturité, Hérberlh Mota, o evento consolida a cidade como um importante polo de gastronomia regional e oferece oportunidades para aprimoramento técnico de profissionais da área, empreendedores do setor da alimentação e articuladores da cultura alimentar. É uma oportunidade para mostrar o que está sendo produzido na cidade e para mobilizar a sociedade para que novas iniciativas sejam colocadas em prática.

Serão três dias de atividades com programações técnicas, aulas show, feira agroecológica com mais de 15 produtores e muita música para deixar o clima ainda mais estimulante.

O evento também vai celebrar os 200 anos da presença do café em Baturité. O marco será comemorado com ações do projeto de Educação Patrimonial “Tem Café na Escola” e contará com o lançamento de fanzines feitos por alunos da rede municipal. Desde cedo, os jovens estão sendo incentivados a entender a economia da região, dando espaço para que possam aproveitar as oportunidades que a cidade e o café fomentam para que ideias criativas possam ser realizadas, reforçando o potencial da educação empreendedora na região.

As outras atividades realizadas no evento serão focadas em toda a cadeia de alimentos, incluindo profissionais da nutrição, agronomia, economia e pesquisadores, assim como gestores públicos, merendeiras, educadores, produtores e sindicatos. Contará também com integrantes da iniciativa privada, supermercados, órgãos de certificação, órgãos públicos e todos que impactam de alguma forma na trajetória do alimento das nossas crianças nas escolas. O objetivo é abrir espaço para a discussão e entender como cada parte da sociedade pode contribuir para a melhoria da alimentação das crianças e jovens da cidade, considerando que a culinária é um dos pontos fortes da economia de Baturité.

Para tratar o tema escolhido, foram convidados profissionais da Suécia, Uruguai, Bolívia, São Paulo, Bahia, Brasília e, claro, representantes cearenses do setor. São pessoas reconhecidas internacionalmente por suas contribuições na busca por uma alimentação saudável e sustentável. Entre eles, é possível citar: Aline Guedes, chefe de cozinha e pesquisadora da alimentação e comensalidade de quilombos; Laura Rosano, cozinheira, produtora agroecológica e coordenadora nacional do Movimento Slow Food, no Uruguai; Peter Wrenfelt, economista, geógrafo e consultor de negócios sustentáveis na empresa U&We Suécia; e Rita Taraborelli, ilustradora e autora especialista em cozinha vegetariana, entre outros.

Para tornar a experiência ainda mais inesquecível, a I Feira Gastronômica de Baturité vai contar também com atrações musicais. Das 18 às 23h, prepare-se para se divertir com os artistas Feed Semana, Cabra da Peste, Marcus Lessa, Felipão, Grupo Tradicional de Sanfoneiros e o grupo do Reisado Nossa Senhora da Palma, além de outras atrações.

Aproveite essa oportunidade para conhecer e fazer parte desse movimento de fomento ao empreendedorismo local. O I Festival Gastronômico de Baturité e a II edição do Ceará Organic Food Festival acontecerão entre os dias 25 e 27 de novembro na Praça da Matriz de Baturité.

Serviço 

I Festival Gastronômico de Baturité e II Edição do Ceará Organic Food Festival

De 25 a 27 de novembro

Praça da Matriz de Baturité

De 18h às 23h

@prefeitura.baturite

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.