No Instagram, é possível interagir curtindo o conteúdo e até mesmo se comunicando com quem está colocando à venda para obter informações como preços, modelos das peças e formas de pagamento
Saiba como aumentar suas vendas através da Loja do Instagram
Apesar de não monetizar seus usuários, assim como outras redes sociais, pelo número de visualizações ou de seguidores, o Instagram tem sido cada dia mais usado por empresas e micro e pequenas empresas como forma de divulgação para vendas. Uma pesquisa realizada pelo Google em 2023 mostra que o Instagram é a terceira rede social mais usada no mundo, ficando atrás apenas do WhatsApp e YouTube. Atualmente, no Brasil, o Instagram possui cerca de 113,5 milhões de usuários.
A mídia social no País movimenta o mercado financeiro. O Instagram, em específico, não é utilizado apenas para perfis pessoais. A rede social é usada, também, por lojas, empresas, portais de comunicação, para uma conversa mais próxima com seus usuários e possíveis clientes. Além disso, o Instagram tornou-se um meio de trabalho para os chamados influenciadores digitais, que normalmente são pessoas com milhares de seguidores que trabalham divulgando marcas dos mais variados segmentos.
Mas não para por aí. O futuro do Instagram no Brasil parece brilhante, já que o número de pessoas acessando a internet não para de crescer a cada minuto. As empresas aproveitam as mídias sociais para se conectar de forma mais interativa e harmoniosa com seus clientes. No Instagram, é possível interagir curtindo o conteúdo e até mesmo se comunicando com quem está colocando à venda para obter informações como preços, modelos das peças e formas de pagamento.
O Instagram é um aplicativo fácil de usar. Contudo, é necessário entender como é que o aplicativo funciona, quais as formas de divulgação, já que além de publicações no feed, também é possível postar nos stories; entender também sobre os melhores horários para postar e até mesmo sobre como negociar com seus clientes.
Como obter a “sacolinha do Instagram”
O aplicativo dispõe, como ferramenta, a famosa “sacolinha do Instagram“, que permite a venda de produtos na própria plataforma e direciona os compradores para o site ou WhatsApp da loja vendedora. A “sacolinha” é uma ferramenta que indica que o produto que está sendo visualizado está à venda. Quando a pessoa clica na etiqueta, ela automaticamente é direcionada para uma página específica do “Instagram Shopping“, que disponibiliza informações completas sobre o produto.
A “sacolinha”, no entanto, não fica disponível para todos os perfis de lojas. Para fazer uso da ferramenta, antes é necessário que critérios específicos sejam atendidos, pois o Instagram é super rigoroso para quem quer vender através dele. Alguns critérios são: o cumprimento das políticas comerciais da rede social e venda de produtos aceitos pela plataforma, assim como também ter um site no qual você possa efetivar a venda do produto.
Outras dicas para conseguir a “sacolinha” são:
- Ter o perfil da sua loja no Instagram configurado como conta comercial. Você consegue mudar a conta pessoal para comercial nas configurações do aplicativo. Uma vez solicitado, a mudança acontece imediatamente;
- Ter seu perfil comercial conectado com uma página no Facebook;
- Para aumentar suas vendas na loja do Instagram, também é importante que você disponibilize um catálogo com todas as suas peças que estão à venda. Nele, as pessoas poderão ter acesso a dados importantes a respeito do que está sendo vendido. Com o catálogo feito, você precisa de uma autorização do próprio Instagram para, só assim, começar a vender através do aplicativo;
- Você pode solicitar a função “Compras” nas configurações do Instagram. É só clicar na função “Configurações e Empresa”, em seguida, em “Configurar compras no Instagram” e, por último, clicar em “Começar”. Ao final, você envia sua conta para análise, processo que leva alguns dias até uma resposta do aplicativo.
Para aprimorar seus conhecimentos sobre a loja do Instagram e, consequentemente, aumentar suas vendas, você pode fazer o curso rápido “Loja do Instagram“, disponibilizado de forma gratuita pelo Sebrae Ceará. Nele, você vai aprender a configurar e otimizar sua loja em apenas seis vídeos curtos e eficazes.
Você pode se inscrever pela internet e preencher um formulário com dados pessoais para fazer o curso rápido. O conteúdo aborda estratégias para transformar a conta do Instagram em uma loja virtual e aumentar as vendas através dessa rede social. No curso, você vai aprender sobre como criar uma loja virtual, como otimizar a página, como utilizar as ferramentas disponíveis, como criar anúncios eficazes e como medir o sucesso da loja.
SAIBA MAIS: Para mais informações, você pode acessar o site do Sebrae ou entrar em contato com a Central de Atendimento no número 0800 570 0800.
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