PUBLIEDITORIAL

Conheça o Ateliê Literário do Colégio Santa Cecília

No Colégio Santa Cecília, o Ateliê Literário é realizado com os alunos da Educação Infantil 2 ao 1º ano do Ensino Fundamental.

Compartilhe:
31 de agosto de 2021
Teste Teste

Era noite quando uma faísca de luz riscou o céu cheio de estrelas. Alguns diziam que era um cometa, outros afirmavam que era uma herói voltando para casa… Muitas são as possibilidades para continuar essa história. Basta imaginar um rumo e seguir nessa aventura. Não é de hoje que as narrativas movem o mundo. Elas estão presentes em todos os lugares, inclusive no Ateliê Literário do Colégio Santa Cecília, e são fundamentais para a convivência social, afinal quem não tem uma história para contar?!

Conheça o Ateliê Literário do Colégio Santa Cecília
Fotos: Colégio Santa Cecília

Por isso, o projeto Ateliê Literário na Educação Infantil tem estimulado as crianças a desenvolverem narrativas a partir de diferentes linguagens artísticas. O objetivo é oferecer aos alunos a possibilidade de refletir sobre si, de se expressar e de se comunicar com os outros, entrando em contato com imagens internas e desbravando as possibilidades da imaginação, por meio da identificação de semelhanças, diferenças e alternativas para a vida.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ouvir o que cada criança tem a dizer

Segundo a professora Nayana Barreto, ao ouvir uma história, as crianças percebem que há diferentes pontos de vista contemplados por uma mesma janela.

“As narrativas provocam conversas literárias em que cada um tem uma voz que se relaciona com a do outro, ou seja, faz sentido, tem fluidez. Elas comentam sobre suas impressões diante de um livro ilustrado, expressam as preferências leitoras, falando se gostaram ou não da história e dialogam entrelaçando saberes”, comenta.

No Colégio Santa Cecília, o Ateliê Literário é realizado com os alunos da Educação Infantil 2 ao 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse projeto, as professoras têm a importante missão de escutar as crianças e ajudá-las a se expressar diante de cada história que passam a conhecer por meio dos livros.

“As narrativas nos fazem experimentar em particular, uma construção imaginativa num tempo fora do cotidiano. Essa capacidade de criar imagens são diferenciadas por suas experiências, por isso, no Ateliê Literário, saboreamos grande diversidade de histórias e valorizamos as experiências de cada criança, todas elas”, reforça.

Leia também | Grupo Cidade completa 43 anos de trajetória com olhar atento ao futuro

O contato com a literatura

Na escola, há ainda um projeto com as crianças do Ensino Fundamental em que são apresentados livros literários como um objeto único. Eles são selecionados criteriosamente e apreciados parte por parte.

A maioria das crianças sabe o que são as folhas de guarda e sua função, reconhecem autores, observam e compreendem o que as imagens contam, para além do texto. “Isso faz parte da formação de leitores literários”, afirma Nayana.

“O contato com a literatura oral e escrita apresenta à criança infinitos modos de expressão poética, palavras combinadas em plurais significações. De maneiras diversas, essa arte da palavra transfigura mundos, operando o trabalho silencioso de dispor para o ouvinte e o leitor imagens ressonantes que conferem substrato e ampliam substancialmente sua aventura imaginativa”, afirma Regina Machado, professora e estudiosa das histórias de tradição oral.

Também faz parte do Ateliê Literário

Outro projeto importante que acontece no Colégio Santa Cecília, a partir do Ateliê Literário, trabalha a temática do folclore brasileiro.

“Durante todo o ano, falamos dos personagens, esses seres misteriosos como se fizessem parte do nosso cotidiano, ao chegar em agosto, quando falamos ainda mais deles, por causa do dia do folclore, juntamente com as outras professoras, percebemos como as crianças têm interesse e propriedade dos elementos do nosso folclore, da nossa cultura e assim ensinamos a nos apropriarmos através do encantamento”, explica a professora.

Ensino remoto e imaginação

No ensino remoto, o desafio maior é trazer calor para os encontros. Isso se tornou possível por conta das narrativas e da capacidade de criar imagens que as crianças têm.

Para isso, as professoras fazem um dinâmica de acolhimento, dialogando com escuta ativa, possibilitando o entrelaçamento entre as falas das crianças. “Fazemos um exercício que convide crianças para ativarem sua chama da imaginação e através de imagens, de música e da nossa própria voz, entramos juntos em florestas, rios, mares, torres, labirinto…”

“Num dos encontros virtuais com uma turma do Infantil 4, apresentei uma imagem de uma floresta, fui guiando as crianças para que elas se imaginassem ali, falava do som das folhas secas ao darmos cada passo… E de repente falei: “tá vendo ali? tem uma luz!” E uma criança disse: “eu estou vendo! É uma casa!”. Ali ela me deu a prova de que estava “dentro” dessa aventura na floresta. Isso é espetacular”, relata Nayana.

Nayana e Natália Golignac são as professores que desenvolvem o projeto Ateliê Literário no Colégio Santa Cecília. Elas estão sempre em busca de novas histórias e de práticas artísticas que façam sentido para cada criança. “Nós temos o desafio de usar a palavra oral e escrita como uma viagem que cria imagens”, afirma Nayana.

Colégio Santa Cecília

Em 2021, o Colégio Santa Cecília celebra os 110 anos de fundação. É um tempo de festa, de encontros, de expressões sensíveis de apreço, de carinho e de amizade. Momento de renovação e de apontar para o futuro com todo o aprendizado recebido, a energia e a força que vêm de objetivos claros e confiança na missão.

O Santa Cecília se renova para construir a cada dia a identidade de educadores Damas, profissionais que preparam jovens para enfrentar os desafios da sociedade moderna.

Para conhecer outras atividades realizadas pelo Colégio Santa Cecília, acesse santacecilia.com.br ou siga o perfil da escola nas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, TwitterYouTube.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.