Sustentabilidade na moda: conheça o upcycling
Quem gosta de andar de acordo com as últimas tendências da moda pode se deparar frequentemente com a seguinte questão: como aliar a vontade de usar as peças mais modernas com a necessidade de economizar os recursos naturais e ainda evitar o desperdício? Por isso, o debate sobre sustentabilidade está cada vez mais presente no mundo da moda. E uma das formas mais usadas para resolver essa questão é o upcycling.
O termo se refere à técnica de utilizar um material que seria descartado para criar algo novo, dando-lhe nova utilidade. Janaína Ribeiro, instrutora do Senac Ceará, conta que “com o consumo consciente aumentando o Upcycling ganha força no Design como um todo. Seja no mobiliário moderno feito de peças de bicicletas do Studio Bike Furniture Design, de Michigan, nos EUA; nas incríveis bolsas da TerraCycle ou em marcas de vestuário como Comas-sp e Amarela Upcycling”.
Na moda, o upcycling se traduz em mudar o visual de peças antigas ou mesmo em transformá-las em outras. De forma prática, isso significa dar uma nova cara aquela calça jeans antiga, reformar uma camiseta, fazer uma bolsa com uma peça que estava sem uso e tudo que a criatividade pode fazer nesse sentido. Além de ajudar a preservar os recursos naturais, evitando o desperdício e diminuindo a demanda por matéria-prima, a técnica ainda favorece a criação de peças únicas, que podem expressar a personalidade daqueles que as utilizam. Janaína destaca que “para iniciar esse movimento basta um novo olhar, com uma dose de criatividade aliada a algumas técnicas”.
Uma boa opção para quem quer aprender técnicas para reformar as próprias peças são as oficinas do Senac RioMar na área, como a de Jeans Upcycling – Repense Suas Roupas e a de T-shirts: Cortes e Entrelaços. Ambas acontecem no próximo sábado. Já para os profissionais de moda que querem se aprofundar no assunto, a dica é o curso A Construção de uma Coleção de Moda com Princípios do Upcycling, que vai acontecer de forma remota e tem início previsto para o dia 20 de janeiro. Para saber mais sobre os cursos e realizar inscrições, visite o site do Senac.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.