Vaia ao sol na Praça do Ferreira completa 79 anos neste sábado
Muitas pessoas conhecem essa história, mas nem todos sabem da origem da vaia ao sol. Tem gente, inclusive, que ainda hoje acredita que se trata de uma espécie de lenda urbana, que permeia o imaginário dos cearenses e foi sendo repassado de geração em geração. O fato é que quem estava na Praça do Ferreira naquele 30 de janeiro de 1942, de fato, vaiou o nosso astro rei, o que mostra que nós somos mestres em fazer humor de qualquer coisa.
O Ceará vinha de um período de seca e o desejo dos habitantes da capital e do interior era que o tempo ficasse “bonito pra chover”. As preces foram ouvidas e a cidade ficou debaixo d’água por três dias seguidos. No quarto, o sol deu as caras e resolveu mostrar todo o seu brilho. E foi aí que a vaia começou. Um jornalista, que passava pela Praça no momento, resolver relatar o que viu. Na época, a história contada no jornal não teve tanto destaque, mas com o passar dos anos os humoristas cearenses decidiram resgatar o causo para corroborar com aquilo que todo mundo sabe: a molecagem sempre existiu e sempre fará parte do cotidiano cearense.
E é justamente no dia que a vaia ao sol comemora 79 anos que a 20ª edição do Festival de Humor Cearense chega ao fim. Em um formato totalmente digital, o evento tem como objetivo mostrar o que há de melhor da nossa molecagem, a partir de lives realizadas diretamente do Teatro Chico Anysio, em Fortaleza, com transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará, seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias. No sábado, a partir das 19h, os espectadores terão a chance de conferir a grande final da mostra competitiva. Em seguida, sobe ao palco o humorista Alex Nogueira, encerrando o Festival em grande estilo. Já a apresentação ficará por conta de Jader Soares, o Zebrinha.
Além das apresentações, o público também poderá conferir o webdoc “Ceará de Bom Humor”, gravado diretamente do Museu do Humor Cearense, anexo ao Teatro Chico Anysio. O quarto e último episódio terá a participação justamente de Alex Nogueira, que no vídeo relembra o início de sua trajetória e conta causos e histórias vividos ao longo de sua carreira artística.
O FHC aconteceu pela primeira vez no ano de 2004. De lá para cá, já foram realizados mais de 200 shows, reunindo artistas de todo o Brasil. Idealizado pelo escritor Giovani de Oliveira, o evento é uma realização do Sesc Ceará, com produção do Museu do Humor Cearense, que tem à frente o humorista Jader Soares, o Zebrinha, que também será apresentador do Festival.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.