Palestras online falam sobre vacinação e testagem de coronavírus
No Ceará, já são quase 800 mil pessoas vacinadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Governo do Estado do Ceará. Porém, uma parte da população ainda demonstra desconhecimento e dúvidas sobre a importância da vacinação para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Assim, para colaborar com o esclarecimento dessa parcela da sociedade, o Sesc Ceará realizará um ciclo de palestras como parte da campanha Todo Mundo Vacinado, promovida pelo Departamento Nacional do Sesc. A ação terá atividades voltadas para os participantes do projeto Cidadania Ativa, do Sesc, e palestras abertas, totalmente online e gratuitas, através do Instagram @sescce.
Segundo Marília Bessa, enfermeira do Sesc Fortaleza, as principais dúvidas que chegam à unidade é se a vacina pode provocar a doença ou se realmente é confiável pelo pouco tempo em que foi produzida. “Pensamos nessa ação como forma de conscientizar e desmistificar o medo que as pessoas têm de se vacinar. É fundamental esclarecermos os questionamentos e conscientizar o público, principalmente o idoso, que atualmente é o alvo da vacinação, de que esse é o caminho mais eficaz para vencer o vírus”, explica.
As palestras serão ministradas por profissionais da área de saúde e que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Temas como ansiedade, medo, como realizar o cadastro e orientações gerais serão abordados durante o evento online. Também será apresentado como fazer a melhor escolha do tipo de teste para o diagnóstico da Covid-19.
No dia 07 de abril, às 16h, o biomédico, Bruno Rocha, vai falar sobre “Covid-19: importância da escolha do teste diagnóstico” para esclarecer as dúvidas a respeito da melhor forma de detectar o vírus. E, para encerrar a ação, o Sesc Fortaleza traz o coordenador de biologia molecular da unidade de apoio ao diagnóstico da Covid-19, da Fiocruz-CE, Eduardo Rubak, que irá falar sobre os desafios para garantir a vacinação dos brasileiros.
A palestra acontece no dia 15 de abril, às 19h, pelo Instagram do Sesc Ceará. “Hoje, a vacina é a maior arma para conter a pandemia. É por isso que insistimos na conscientização da população, pois vacinar-se é um ato individual, mas que protege todo o coletivo”, finaliza Marília Bessa.
Cidadania Ativa
O projeto Cidadania Ativa do Sesc é uma ação que tem como objetivo trabalhar a inclusão, socialização e o protagonismo do idoso na sociedade. A partir de parcerias comunitárias, palestras e oficinas são ministradas através de uma metodologia inovadora, onde idosos capacitados pela equipe técnica do Sesc atuam como voluntários nas ações, levando temas relevantes para os participantes do projeto. Ou seja, as discussões são feitas de idosos para idosos.
O projeto é desenvolvido pelo Sesc Ceará, através das unidades do Sesc Fortaleza, que atua em seis comunidades socialmente vulneráveis de Fortaleza e Região Metropolitana, atendendo um público de 500 pessoas, e pela unidade de Sobral, no bairro Dom José, com a participação de 50 idosos.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.