Radar do Comércio

Banho de sol e alimentação são as principais fontes de vitamina D, segundo especialista

Compartilhe:
6 de abril de 2021
Igor Silveira

Durante o dia, era muito comum ficarmos expostos aos raios solares na parada de ônibus, na saída para o almoço ou no caminho de casa, ainda mais em um país tropical como o Brasil, que faz sol durante quase o dia todo e quase o ano inteiro. Apesar de essa rotina ter sido alterada com o isolamento social, é necessário que se mantenha esses banhos de sol diários, seja na varanda, seja no quintal, para estimular a produção de vitamina D.

Banho de sol e alimentação são as principais fontes de vitamina D, segundo especialista

Essa vitamina é fundamental para o fortalecimento dos ossos, pois a sua função é proporcionar a absorção do cálcio. Em níveis baixos por muito tempo, o organismo passa a consumir o cálcio dos próprios ossos. Assim, a deficiência do nutriente pode resultar em osteoporose e raquitismo. “A vitamina D também auxilia na absorção e metabolismo do fósforo e cálcio e é fundamental para manter uma boa imunidade e a função vascular”, explica Thayná Bezerra de Luna, nutricionista da Escola Educar Sesc Juazeiro e do Núcleo Sesc Saúde de Juazeiro do Norte. Assim, um simples exame de sangue pode identificar a sua taxa para saber se será preciso fazer reposição com mais atenção.

Há duas maneiras naturais de se obter essa vitamina. A principal é por meio dos raios ultravioletas, que penetram na pele e provocam reações químicas para produzi-la. “Nesse contexto, a exposição sem filtro solar deve ser cerca 10 minutos. O melhor horário é no início da manhã, ao nascer do sol até às 9h, e no fim da tarde, a partir das 16h até o pôr do sol”, destaca Thayná.

A outra fonte, como pontua a nutricionista, é consumir alimentos ricos em vitamina D, por exemplo, óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha, cogumelos e queijos e leites fortificados. A partir daí, você pode elaborar diferentes receitas para incorporar esses itens na sua alimentação, com saladas, pratos principais e tira-gostos.

Caso essas duas práticas não resolvam a deficiência, é recomendado procurar acompanhamento médico para buscar o tratamento adequado de acordo com cada caso.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.