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Doce conquista: conheça a chef que transformou a paixão por confeitaria em carreira

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10 de junho de 2021
Igor Silveira

A estudante de Direito gostava de fazer doces. Amigos e família aprovaram e começaram a fazer encomendas. Até que já não conseguia mais conciliar os estudos com o novo negócio. Fernanda Gonçalves, então, decidiu investir exclusivamente nos “Docinhos da Fê”, em 2014. Com o tempo, ela enfrentou problemas familiares, incluindo a pressão por não ter seguido a carreira para o qual estudara, encerrando as atividades em 2018.

Doce conquista: conheça a chef que transformou a paixão por confeitaria em carreira

“O investimento na faculdade foi alto e eu me sentia muito cobrada. Foram muitos gatilhos emocionais, na época, que me fizeram ficar muito mal e eu tive depressão. Entre eles, problemas com clientes, estava me sentindo insegura por não ter feito nenhum curso e isso me consumia muito. Eu criei um bloqueio com as vendas, com atendimento. Não tinha mais a mesma paixão de fazer bolos e, muito menos, de criar receitas”, relembra.

Então, ela visitou o irmão em São Paulo e voltou a se encantar pela confeitaria. Quando voltou, a mãe sugeriu que ela fizesse o curso de Bolos e Tortas do Senac e, a partir daí, Fernanda retomou ao mundo das batedeiras, fouets, glacês e fondants. Nas aulas, as colegas sempre comentavam que ela já tinha experiência e sabia executar as receitas que o instrutor ensinava, “mas, por dentro, era como se eu tivesse começando do zero”, conta. Na penúltima aula, ao espatular um bolo com chantininho, lembrou de um pedido que deu problema e gerou a crise que a levou a abandonar as vendas de doces.

“O curso foi o que me deu mais segurança em seguir”, diz Fernanda, “pois eu passei realmente a dominar todas as técnicas necessárias para atuar no mercado”. Ela retomou as atividades quase que imediatamente e tem investido em cursos de aperfeiçoamento na área. Nessa nova etapa, Fernanda contou com total apoio da família, inclusive do pai, que a ajuda desde o início com as compras e o estoque de insumos, e da prima, Monike Oliveira, que desenvolveu sua marca pela agência de brandindo e design, Abracadabra. Assim nasceu a marca C’Douce Doceria, por Fernanda Gonçalves, com forte atuação no comércio online, por meio do Instagram @cdoucedoceria.

Mercado de doces gourmet

“Todos gostam de sobremesas, tortas e doces, mas a correria do dia a dia, às vezes dificulta ter tempo para fazer. Por isso, mesmo com a pandemia as pessoas aumentarem os interesses na cozinha, para os doces, e se mantiveram comprando. Várias confeitarias tiveram crescimento de vendas durante o isolamento. É claro que, diante da nova realidade, adequaram aos tamanhos das porções e as quantidades, passaram a fazer entrega e tiveram sucesso”, informa Vanessa Santos, consultora de Gastronomia do Senac Ceará.

Vanessa destaca que “é importante aprender técnicas e sempre se especializar, para diferenciar seu produto no mercado, ofertando itens atrativos e inovadores. Este curso pretende ensinar iniciantes, com técnicas simples e práticas, produtos bons de venda. Assim como, pode dar boas ideias para quem já trabalha com isso e está querendo inova ou modificar seu cardápio”.

Aprender novas técnicas e estar sempre em sintonia com as tendências do mercado é muito importante para conquistar novos clientes e manter a fidelidade daqueles que já gostam dos seus produtos. Pensando em quem quer desenvolver novas habilidades no preparo de bolos, o Senac está com inscrições abertas para o curso Cozinhar para Vender: Técnicas Espatuladas para Bolos. O curso acontece na modalidade remoto ao vivo, com aulas pela internet em tempo real. Clique aqui para ver mais informações sobre o curso e fazer a inscrição online.

 

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