Mercado de beleza tem diversas oportunidades de emprego e geração de renda
O Brasil é um dos países mais preocupados com a estética no mundo todo. Uma pesquisa do instituto GfK, da Alemanha, realizada em 22 países, identificou os brasileiros como o segundo lugar no ranking dos que mais gastam tempo em cuidados com a aparência. Além disso, o país é o quarto no ranking mundial de consumo de cosméticos, de acordo com a Euromonitor.
Na prática, isso tudo favorece o crescimento das várias atividades econômicas que têm relação com a beleza e a estética, entre elas o setor de serviços de beleza, como salões e barbearias. Apesar das perdas enfrentadas pelo setor em 2020, por conta da pandemia, no ano passado, o mercado voltou a ficar aquecido. Um estudo da Avec, empresa de tecnologia para o setor de beleza e bem-estar, revelou que, em novembro de 2021, a demanda nesses estabelecimentos cresceu mais de 70% em relação aos 12 meses anteriores.
E com a diversidade cada vez maior de procedimentos, crescem também as opções para quem quer investir na área como profissional e como empreendedor. Veja a seguir algumas dessas atividades:
Barbeiro
A procura do público masculino por estabelecimentos específicos para seus cuidados de beleza cresceu consideravelmente nos últimos anos. Assim, as barbearias também se multiplicaram em diversas cidades. O barbeiro é o profissional especializado tanto na modelagem de barbas quanto em cortes de cabelo mais curtos, que envolvem navalha e tesoura.
Manicure e pedicure
Cuidado tradicional para muitas pessoas, os tratamentos para unhas também vêm se diversificando e ganhando ainda mais espaço entre as clientes. Com a diversidade de técnicas utilizadas atualmente, como unhas de gel, porcelana e até fibra de vidro, o mercado se torna cada vez mais atrativo e competitivo.
Design de sobrancelhas
Outra área que ganhou espaço definitivo na rotina de beleza de muitas pessoas,o designer de sobrancelhas é o profissional capacitado para compreender a geometria facial de cada pessoa, desenvolver um desenho para as sobrancelhas que realce a beleza do cliente e aplicar as técnicas para chegar àquele resultado.
Cabeleireiro e maquiador
Algumas das profissões mais tradicionais quando se fala de mercado de beleza nunca saem de moda. As técnicas para cabelo e maquiagem também estão sempre mudando e o mercado exige profissionais cada vez mais bem preparados. Por isso, para quem tem o sonho de se dedicar a essas atividades, é essencial a busca de conhecimento constante.
Qualificação para a área de beleza
Referência em qualificação profissional no segmento de beleza, o Senac está com inscrições para diversos cursos na área de beleza, com início a partir do dia 31 de janeiro. Trata-se de uma ótima oportunidade para aqueles que querem se especializar ou até mesmo investir em uma nova área de atuação profissional.
Uma das opções ofertadas pelo Senac Ceará ainda este mês é o de Cabeleireiro, voltado para pessoas que desejam se qualificar e/ou desenvolver as habilidades desse ramo do setor de beleza. Depilação, Manicure e Pedicure, Barbeiro, Design de sobrancelhas e Maquiador são outras opções ofertadas pela unidade neste período.
Para inscrições e mais informações sobre esses e outros cursos, é só acessar o site do Senac.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.