Decisão de derrubar a liminar foi tomada pelos membros do Órgão Especial do TJCE, com 14 votos favoráveis à revogação e 3 contrários
Taxa do Lixo em Fortaleza pode voltar a ser cobrada após liminar ser derrubada pelo TJCE
A Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRSU), mais conhecida como Taxa do Lixo, pode voltar a ser cobrada em Fortaleza, conforme decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta quinta-feira (29). Por uma votação de 14 a 3, a liminar que suspendia a cobrança, emitida pelo desembargador Durval Aires Filho em 22 de maio, foi revogada.

A suspensão da Taxa do Lixo ocorreu após uma medida cautelar do desembargador Durval Aires Filho, em resposta a uma ação movida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que alegava a inconstitucionalidade da taxa. Agora, o mérito da ação ainda será julgado.
A decisão de derrubar a liminar foi tomada pelos membros do Órgão Especial do TJCE, com 14 votos favoráveis à revogação e 3 contrários. Com isso, a Prefeitura de Fortaleza está autorizada a retomar a cobrança da Taxa do Lixo, aguardando apenas a definição do mérito da ação.
Conforme o TJCE, o magistrado entendeu que a lei municipal atende todos os parâmetros constitucionais.
“Registro a plena validade da utilização da área do imóvel para o cálculo individualizado do tributo, não havendo que se falar em violação dos princípios da isonomia e da capacidade contributiva. Tal questão já é pacífica no âmbito do Supremo Tribunal Federal”, destacou o desembargador.
A Taxa do Lixo é objeto de questionamento por parte do MPCE, representado pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, que argumenta a inconstitucionalidade da lei. Agora, com a suspensão da liminar revogada, a cobrança poderá ser retomada enquanto o processo judicial segue em análise.
Após a derrubada da liminar que suspendia a cobrança da Taxa do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), a Prefeitura de Fortaleza deve anunciar em breve um novo cronograma de pagamentos e esclarecerá a situação tanto para os pagantes quanto para os não pagantes.
Até a tarde desta quinta-feira (29), o site da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN) responsável pela taxa permanecia indisponível, exibindo a seguinte mensagem: “Este serviço está temporariamente indisponível. O pagamento da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRSU) está suspenso, aguardando decisão judicial. A Prefeitura Municipal de Fortaleza ressalta que a TMRSU atende à lei federal 14.026/2020 do Marco Legal do Saneamento Básico e já é cobrada em 23 capitais brasileiras. A Lei Prevê ainda que 70% dos contribuintes estão isentos do pagamento”.
Julgamento da Taxa do Lixo
No dia 22 de maio deste ano, o Tribunal de Justiça do Ceará suspendeu a cobrança da Taxa do Lixo em Fortaleza em decisão de caráter liminar, proferida pelo desembargador Durval Aires Filho, atendendo à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo Ministério Público do Estado.
Três dias após a suspensão, o Órgão Especial do TJCE iniciou o julgamento da medida cautelar relacionada à cobrança da taxa. No entanto, durante a sessão do colegiado, o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante solicitou mais tempo para analisar o caso, resultando na suspensão do julgamento.
No dia 22 de junho, o Órgão Especial retomou o julgamento da medida cautelar, mas foi novamente suspenso após o desembargador José Ricardo Vidal Patrocínio pedir vista dos autos.
A Taxa do Lixo, que está no centro do debate, continua aguardando uma decisão final sobre sua constitucionalidade. A cobrança foi suspensa temporariamente, e o julgamento no Tribunal de Justiça do Ceará seguirá em andamento até uma resolução definitiva.
Leia também | Tribunal de Justiça adia decisão sobre suspensão da Taxa do Lixo em Fortaleza

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Cearenses estão entre as vítimas de acidente em rodovia de Minas Gerais que deixou nove mortos

Fio de alta tensão se rompe e causa choque elétrico em três jogadores durante treino de futebol no interior do Ceará

Cinco pessoas são presas no Ceará em operação contra furtos de caminhonetes de luxo
