As denúncias envolvem, principalmente, crimes como tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, homicídios e até maus-tratos a animais
Disque-Denúncia 181 registra aumento de 14% nas denúncias no Ceará no primeiro trimestre de 2025
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) registrou um aumento de 14% no número de denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia 181 no primeiro trimestre de 2025. De janeiro a março deste ano, foram contabilizados 2.715 relatos, contra 2.380 no mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As denúncias envolvem, principalmente, crimes como tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, homicídios e até maus-tratos a animais. Do total, 1.044 denúncias foram relacionadas ao tráfico, 106 a homicídios e 120 a maus-tratos. A participação ativa da população tem sido decisiva para a elucidação de casos e a realização de prisões.
Para Nelson Pimentel, coordenador de Inteligência da SSPDS, o crescimento no número de registros é reflexo da confiança da população no serviço. “Hoje o serviço atende por três canais: ligação, WhatsApp e o site oficial, lançado no ano passado. Em qualquer um deles, é possível enviar informações sobre crimes em andamento, criminosos foragidos ou situações atípicas em sua comunidade. O sigilo da informação e da fonte é garantido”, reforçou Pimentel.
O canal aceita informações por meio de texto, áudio, foto, vídeo ou pelo formulário eletrônico do e-denúncia. Todas as informações são tratadas de maneira confidencial e ajudam a embasar ações ostensivas e investigativas das forças de segurança do estado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Casos recentes demonstram a efetividade do serviço. Em fevereiro de 2025, informações recebidas pelo Disque-Denúncia 181 auxiliaram na captura de um casal investigado por integrar um grupo criminoso em Caucaia (AIS 11). Na ação conjunta, foram apreendidos um fuzil, munições, granadas artesanais e maconha. Já em 26 de março, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, no bairro Bonsucesso (AIS 6), em Fortaleza, um homem suspeito de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos cocaína e um aparelho celular.
A SSPDS segue incentivando a população a utilizar o Disque-Denúncia 181 como ferramenta de combate à criminalidade. A colaboração anônima dos cidadãos continua sendo uma das maiores aliadas da segurança pública no estado.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Diretores de postos de saúde em Fortaleza serão escolhidos via seleção pública, anuncia Evandro Leitão

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Cearenses estão entre as vítimas de acidente em rodovia de Minas Gerais que deixou nove mortos

Fio de alta tensão se rompe e causa choque elétrico em três jogadores durante treino de futebol no interior do Ceará

Cinco pessoas são presas no Ceará em operação contra furtos de caminhonetes de luxo
