Augusto Fernandes, CEO da JM Negócios Internacionais, proferiu palestra com dicas para jovens que buscam o primeiro emprego na área de comércio exterior. A exposição de ideias ocorreu durante a 17ª Expolog 2022, nesta quinta-feira (dia 24), no Centro de Eventos do Ceará, dentro do 5º Seminário de Oportunidades para o Jovem na Logística. O especialista em comércio exterior resumiu as orientações em quatro pontos: atitude, foco, conhecimento e conexões. “O jovem precisa ter em mente que mesmo os profissionais de sucesso já foram iniciantes um dia. Todos começaram de alguma forma, o importante é ter persistência e saber buscar as oportunidades, pois elas existem”, afirmou o empresário.
Na palestra, Augusto Fernandes contou algumas experiências da carreira. “Eu tenho 34 anos no setor de logística, já recebi muitos ‘nãos’ e nunca perdi o entusiasmo. O profissional dessa área deve ter aquele espírito de ‘inauguração de loja’: estar feliz e motivado todos os dias”, contou. “Já demiti profissionais altamente competentes, mas que não tinham comprometimento e comportamento com a cultura da empresa. Por isso, o comportamento adequado é um dos fatores mais importantes para o jovem”, ressaltou.
Conhecimento A internet é uma excelente aliada na busca profissional, de acordo com Augusto Fernandes. As redes sociais e os portais de grandes empresas de logística são fontes imensas de conhecimento e engajamento, de acordo com o CEO da JM Negócios Internacionais. “Muita gente perde tempo nas redes sociais. É preciso usar bem o tempo, ler artigos - pelo menos um por dia. É uma excelente maneira de saber o que os grandes executivos pensam. O Warren Buffet, um dos investidores mais ricos do mundo, é exemplo disso: ele passa 6 horas por dia lendo, adquirindo conhecimento”, exemplificou. "Outro fator é saber outro idioma: no comércio exterior essa é uma habilidade fundamental", destacou.
Estar conectado com as pessoas e as empresas certas também é um dos segredos da busca profissional, para Augusto Fernandes. “Conexão é a base de tudo. Muitas pessoas querem uma vaga de trabalho em uma companhia internacional, mas não a seguem no LinkedIn. Quem não tem LinkedIn, ainda, deve abrir um perfil hoje, é urgente. É preciso acompanhar essas corporações, coletar o máximo de informações sobre elas. Isso faz parte da preparação para o mercado de trabalho”, afirmou.
É por meio do conhecimento que o jovem pode abrir portas - mesmo que ainda não tenha experiência. “O jovem profissional deve ter atitude e fazer escolhas: ao invés de passar o fim de semana navegando em perfis improdutivos, aquele que investe o tempo assistindo vídeos de palestras de grandes executivos vai ter conteúdo para ser bem avaliado em uma entrevista de emprego, na segunda-feira”, comparou Augusto Fernandes.





