PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Escassez de candidatos afeta 50% das empresas, segundo pesquisa

Compartilhe
Escassez de candidatos afeta 50% das empresas, segundo pesquisa
Foto: GCMais

O cenário segue sendo de muitas mudanças e adaptações para as empresas de todo o mundo. Saber como se reinventar neste momento é um grande diferencial e foi pensando nisso que a Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, fez um levantamento mostrando quais são as tendências responsáveis por moldar como as organizações se reinventarão, além de apresentar um estudo que mostram como as companhias estão se comportando neste momento. No Brasil, por exemplo, os pontos de destaque estão relacionados a adoção de novas formas de trabalho e ao avanço dos marketplace.

Os especialistas da Korn Ferry elencaram seis tendências que mostram que os principais desafios das organizações estão relacionados ao crescimento rápido das plataformas de marketplace; um pensamento mais fluido com estruturas mais planas e menos hierárquicas; a produção mais personalizada; ao aprimoramento das capacidades humanas com o auxílio de máquinas; a reimaginação do modelo de trabalho remoto, além da criatividade para inovar, pensando além de suas fronteiras industriais.

Considerando o cenário nacional, o diretor da Korn Ferry da América do Sul em Estratégias Organizacionais e de Talento, Fernando Guimarães, acredita que o maior desafio para as companhias é reinventar os modelos de trabalho. De acordo com um estudo feito pela Korn Ferry, em novembro de 2021, 85% das empresas adotaram o modelo de trabalho totalmente remoto durante a pandemia. Além disso, dentre as empresas em que apenas parte dos funcionários trabalhará de forma remota e/ou híbrida no pós-pandemia, o número de funcionários neste regime em relação ao total será em média de 47%, no Brasil.

PUBLICIDADE

Os dados mostram ainda que 50% das empresas que participaram da pesquisa enfrentam escassez de candidatos atualmente, sendo que a maioria tem dificuldade na contratação e retenção, principalmente, de profissionais da área de tecnologia da informação. “A reinvenção está muito ligada às novas formas de trabalho e isso está trazendo desafios para setores específicos, que tem maneiras de trabalhar muito tradicionais, que são mais voltadas para a forma de interação física. Uma organização que é mais tradicional tem um raio de alcance para os talentos de alguns quilômetros do escritório, já aquelas que estão abertas a interações remotas, passam a ter um raio de alcance de talentos muito maior. Quando falamos de escassez, o grande desafio está relacionado a mão de obra digital, que são todas as funções que envolvem modelos de negócios ou produtos digitais, como, por exemplo, arquitetos de soluções e desenvolvedores”, ressaltou Guimarães.

A pesquisa da Korn Ferry aponta que no cenário de pós-pandemia, 78% das empresas afirmam que todos os funcionários manterão o regime híbrido e/ou remoto no pós-pandemia, o que poderá aumentar ainda mais o raio de busca por talentos. Além disso, as empresas precisam estar atentas ao crescimento de tendências que já vem se consolidando durante os últimos anos, como explica o Sócio Sênior da Korn Ferry, Tácito Nobre. “Cada vez mais conseguimos notar casos de empresas querendo se transformar e aderir a este conceito de plataformas, de estar presente no ecossistema digital do seu setor. Essa é uma questão que já vem de alguns anos e atualmente é possível observar que as novas empresas também estão preocupadas com isso, o que pode ampliar ainda mais as possibilidades do mercado, principalmente para o setor do varejo que já tem uma estrutura mais madura em relação a utilização do marketplace”, destacou.

Para os especialistas da Korn Ferry, as seis tendências devem moldar mais uma fase de reinvenção das empresas. “Este ano ainda carrega os impactos da pandemia, mas já é possível notar sinais de recuperação, por isso, é fundamental ter um planejamento que contemple todas as questões”, apontou Fernando Guimarães. “O sucesso dos negócios depende de uma visão em conjunto de todas as tendências, para que seja possível visualizar o potencial e as oportunidades que cada uma pode oferecer, alavancando assim os resultados”, completou Tácito Nobre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mais lidas da coluna
Vulcabras abre mais de 500 vagas de emprego no Ceará
Márcia Catunda
Vulcabras abre mais de 500 vagas de emprego no Ceará
23 de abr. de 2026 - 14:52
IEL Ceará realiza processo seletivo para estágio no TCE-CE com vagas em diversas áreas
Márcia Catunda
IEL Ceará realiza processo seletivo para estágio no TCE-CE com vagas em diversas áreas
20 de abr. de 2026 - 22:21
SEST SENAT promove a Feira Emprega Transporte no RioMar Kennedy com oportunidades para quem está à busca de trabalho
Márcia Catunda
SEST SENAT promove a Feira Emprega Transporte no RioMar Kennedy com oportunidades para quem está à busca de trabalho
30 de jul. de 2026 - 12:26
Sine Fortaleza reúne 2,4 mil vagas e amplia seleções na semana que antecede o Dia do Trabalhador
Márcia Catunda
Sine Fortaleza reúne 2,4 mil vagas e amplia seleções na semana que antecede o Dia do Trabalhador
27 de abr. de 2026 - 06:44
Demissões em massa, IA e o novo jogo do mercado de trabalho: o que o caso Oracle revela
Márcia Catunda
Demissões em massa, IA e o novo jogo do mercado de trabalho: o que o caso Oracle revela
21 de abr. de 2026 - 07:49