O mês da conscientização sobre o câncer de próstata lança luz para uma pauta que ganha força nas empresas: a saúde do homem. Segundo o Ministério da Saúde, 16 mil pessoas foram vítimas da doença no ano passado. Felizmente, as empresas estão se engajando cada vez mais na campanha Novembro Azul, ao promoverem ações focadas no público interno.
“Por muito tempo, falar de câncer era tabu porque o diagnóstico era compreendido como uma sentença de morte. Hoje, a medicina oferece grandes chances de cura e, por isso, há uma responsabilidade por parte das empresas na propagação de informações confiáveis e na proteção da saúde dos seus colaboradores", afirma Tábata Silva, gerente de marketing do Empregos.com.br, um dos maiores portais de recrutamento e seleção do país.
Dados da 4Life Prime, empresa referência em saúde ocupacional, mostram que neste ano quase 2,6 mil empresas do setor industrial adquiriram palestras de conscientização sobre o câncer de próstata. O volume representa crescimento de 86% nos últimos cinco anos na demanda por palestras voltadas para o Novembro Azul.
Para Alex Araújo, CEO da 4Life Prime, promover ações para reforçar a importância da prevenção do câncer de próstata faz com o que o colaborador busque ajuda médica para realizar o diagnóstico precoce.
“Esse movimento de conscientização é muito importante. Quanto mais cedo a doença é detectada, maior a chance de cura. O investimento por parte das empresas é pequeno, perto do resultado que conseguimos com palestras e ações nas organizações, que é preservar vidas”, afirma Alex.
Mesmo com o avanço da discussão sobre a saúde do homem no trabalho, a demanda por palestras de Novembro Azul é 4% menor quando comparada à procura por palestras de Outubro Rosa, voltadas ao público feminino. Este ano, 3 mil empresas das áreas de tecnologia, indústria e finanças adquiriram palestras de conscientização sobre o câncer de mama.
O perfil das empresas também é diferente, observa Alex Araújo. “Enquanto no Outubro Rosa temos a maioria de clientes em escritórios e áreas administrativas, no Novembro Azul as palestras concentram-se no meio operacional, 85% em fábricas onde há grande concentração de mão-de-obra masculina.”
Segundo Tábata Silva, do Empregos.com.br, iniciativas voltadas aos funcionários como palestras e realização de exames fazem parte de um movimento de corporações responsáveis.
“Vale reforçar que a saúde dos colaboradores, homens e mulheres, deve ser uma preocupação e uma responsabilidade permanente, e não só nos meses de outubro e novembro. As relações de trabalho têm se transformado rapidamente e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para não perderem os seus talentos", finaliza Tábata.





