Maurício Holanda Filho
COLUNA + RESENHA

O futebol perde Roberto Dinamite, o maior Artilheiro da história dos Brasileirões.

Dias após a perca do Rei, o futebol brasileiro perde Roberto Dinamite, um de seus Príncipes e maior ídolo da história do Vasco da Gama.

Compartilhe:
8 de janeiro de 2023
Maurício Holanda Filho

Nos deixa aos 68 anos Roberto Dinamite, o maior Artilheiro da história dos Brasileirões. Dinamite era um jogador de outra estirpe, sempre respeitoso com os adversários, Goleador nato, matador. Maior ídolo do Clube de Regatas Vasco da Gama. Jogou as Copas de 78 e também fez parte da encantadora e inesquecível Seleção de 82.

O futebol perde Roberto Dinamite, o maior Artilheiro da história dos Brasileirões.
Foto Agência Brasil

Roberto lutava contra um câncer no intestino, uma infeliz doença que o debilitou rapidamente nos últimos meses. Mas as lembranças que guardaremos dele serão outras, sua fidalguia o fez extremamente respeitado por adversários e até torcedores rivais. Um atleta que mesmo já experiente e vencedor, num ato raro de altruísmo, aceitou ser recuado para que um jovem vindo da base pudesse brilhar. Esse jovem, era simplesmente Romário.

Em sua despedida Dinamite conseguiu com que Zico e Júnior, os dois maiores ídolos do principal rival vestissem a camisa do Vasco. Tão avassalador quanto uma dinamite, Roberto fez 190 gols em Campeonatos Brasileiros. Marca até hoje inalcançada pelos demais goleadores.

Em 1980 teve uma frustrada passagem pelo Barcelona da Espanha, apenas 11 jogos e 3 gols, mas já no seu primeiro jogo de retorno ao Vasco, fez 5 gols no Corinthians. Para os mais jovens que não conhecem o tamanho da Lenda, esse era Roberto Dinamite.

Descanse em Paz Roberto Dinamite, seus gols que tanto alegraram os domingos de Maracanã, serão sempre lembrados.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.