Maurício Holanda Filho
COLUNA + RESENHA

Copa do Brasil: O processo de extinção das Zebras e a caça dos milhões

Fortaleza é o representante cearense nas oitavas, enquanto o Sport Recife o último “Intruso”, único time fora da Série A entre os 16 ainda vivos.

Compartilhe:
28 de abril de 2023
Maurício Holanda Filho

A “Competição mais democrática do país”, “Copa das Zebras”, isso tudo ficou no passado. A participação dos clubes da Libertadores e premiações milionárias, aumentaram consideravelmente o nível da Copa do Brasil. A chance de aparecer um novo Santo André ou Paulista de Jundiaí é mínima.

Copa do Brasil: O processo de extinção das Zebras e a caça dos milhões
CBF/Divulgação

Antes desinteressante, hoje a Copa do Brasil é Queridinha das grandes potências nacionais. A competição deixou de ser um mero atalho à Copa Libertadores e passou a ser uma das mais rentáveis do continente.

Clubes de divisões inferiores que antes protagonizavam Zebras homéricas, hoje são meros coadjuvantes no que se refere a disputa de título. Porém vale salientar, que uma passagem de fase na milionária competição pode alavancar o orçamento anual de um time de menor investimento.

Um time de divisões de acesso, têm a chance de em apenas dois jogos superar a receita anual, o que torna a competição ainda mais atrativa.

                                          Futebol Cearense na Copa do Brasil:

O Ceará é o clube cearense de maior tradição na competição. O Vozão que em 1994 fez uma final histórica contra o Grêmio, também acumula duas semifinais em 2005 e 2011.

O Fortaleza é o único representante local vivo na atual edição. O Leão tem como principais feitos uma semifinal em 2021 e duas quartas de final em 2005 e 2022.

O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2023 acontecerá no dia 2 de maio, às 13h (de Brasília), na sede da CBF. O torcedor poderá acompanhar tudo no portal GC+ e nas redes sociais com do Camisa 8.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.