Clube da Série A com o maior número de partidas disputadas na temporada, o Fortaleza pode estar pagando uma conta pesada. A maratona de jogos e o desgaste emocional podem explicar o evidente declínio técnico do Tricolor.
Maratona de jogos ou desgaste emocional? Fortaleza oscila, e passa da glória ao caos em 15 dias
Maratona de jogos, declínio técnico ou desgaste emocional? O fato é que o Fortaleza não vence há sete partidas. O time, que até a final da Copa Sul-Americana era o queridinho do Brasil, passou a ser uma terra arrasada? Obviamente que não. Portanto, já passou da hora de virar essa chave, afinal, o Tricolor não tem o direito de encerrar um ano que tinha tudo para ser o maior de sua história dessa forma.
Maratona de jogos do Fortaleza:
O Fortaleza é o clube da Série A que mais disputou jogos na temporada, e essa conta pode ter chegado. O Leão enfrentou o Cuiabá em sua 72ª partida no ano, algo surreal até mesmo para o calendário brasileiro. O Tricolor fez um planejamento para isso, fortaleceu o elenco, trouxe jogadores experientes, e mesmo assim, o desgaste é inevitável.
Acima de tudo, é preciso destacar que grande parte desse desgaste se explica pela frustração da perda da final no Uruguai. Aquele jogo não era apenas o maior da história do clube, mas também o mais importante na carreira de 95% do elenco. Mesmo sendo esperado, esse abatimento está durando um pouco mais do que o normal, e o declínio técnico tem feito o Fortaleza despencar na tabela.
O Leão voltou do Uruguai com tudo para disputar uma vaga direta na Copa Libertadores do próximo ano, mas uma sequência de jogos sem vitórias impossibilitou isso. Falar em perigo de zona de rebaixamento seria um alarde desnecessário; no entanto, esse time precisa dar uma resposta urgentemente.
O Fortaleza não chegou a uma final continental à toa; este time encantou o Brasil com seu futebol e ainda tem muito a evoluir!
Leia também| FEC Basquete Cearense bate a Unifacisa e embala a 5ª vitória
Data FIFA pode amenizar?
Esta data FIFA pode ser de grande valia para uma mudança de rumo na sequência de resultados do Tricolor. O Leão terá um intervalo maior entre as partidas, o que deve ser vital para a renovação do fôlego do elenco, e principalmente para que Vojvoda possa trabalhar a equipe, sobretudo no aspecto emocional.
Mesmo assim, a pausa será relativamente curta para o Fortaleza. Dentro desse intervalo, o Tricolor terá dois confrontos contra Cruzeiro e Botafogo. Vale lembrar que ambos os desafios serão de extrema dificuldade, afinal, são clubes desesperados por resultados, um na busca pelo título, e outro pela salvação do rebaixamento.
Em outras palavras, o Fortaleza continuará na sua maratona, algo que precisa ser muito bem analisado para a próxima temporada, até porque, o Leão tem tudo para continuar avançando longe em todas as competições que disputar.
O Fortaleza vive um momento único, nunca um clube cearense teve tantos compromissos, tanto em quantidade quanto em importância de jogos. No entanto, pelo pouco que conheço de JP Vojvoda, maior treinador da história do nosso futebol, a próxima temporada já deve estar sendo planejada. Mesmo não acostumado com essa seca de vitórias, o torcedor precisa ter paciência, pois todo esse processo faz parte da evolução do clube como um todo.
A esse elenco, todo respeito do mundo, e sobre Vojvoda, nem preciso falar do enorme crédito que tem. Que o Fortaleza possa seguir crescendo e levando o nome do nosso futebol o mais longe possível!
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.