Fortaleza vence o Santos na histórica Vila Belmiro e rebaixa o clube paulista para a Série B. O Leão encerra sua participação no Brasileirão 2023 em 10° lugar, conquistando mais uma vaga na Sul-Americana e fortalecendo os cofres do Pici.
Com direito a ‘Gol que o Pelé não fez’, Fortaleza rebaixa Santos na Vila histórica
O Fortaleza chegou a dar sustos na torcida, flertando mesmo que de longe com o rebaixamento. Entretanto, passada a ressaca da perda da Copa Sul-Americana, o Leão retomou os trilhos e encerrou o Brasileiro com três vitórias seguidas. O feito não só garantiu ao Tricolor mais uma participação na competição continental, como também renovou os cofres do Pici.
Para aqueles que pensaram que o Tricolor facilitaria a vida do Santos, se enganaram solenemente. O Fortaleza se despediu do Brasileirão com uma partida soberana, controlando o desespero do time paulista a seu favor. Do meio para o fim, os jogadores do Alvinegro praiano sabiam que os resultados não os favoreciam e que precisariam ganhar a partida para garantir a permanência.
Esse óbvio fator emocional pesou totalmente a favor do Fortaleza, que no final da partida ainda conseguiu vencer com uma pintura de Lucero. João Paulo, na tentativa de ligar rapidamente o contra-ataque, entregou a bola nos pés de El Gato, que quase do meio campo mandou para as redes. O ‘Gol que Pelé não fez’ decretou o primeiro rebaixamento do Santos à Série B.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fortaleza terá mais uma maratona na próxima temporada:
O Leão encerrou sua participação no Brasileirão em décimo lugar, acumulando 54 pontos. Essa posição garante ao Tricolor uma participação direta na Copa Sul-Americana e acende o alerta para mais um ano com uma maratona de jogos. Além da competição continental, o Fortaleza disputará o estadual, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série A. Com a garantia de participar de pelo menos cinco competições, será preciso fortalecer ainda mais o elenco.
Contudo, é preciso ressaltar que muito se deve ao elevado número de partidas disputadas, o Tricolor teve um longo período de declínio técnico. O Fortaleza passou por dez partidas sem vencer, algo incomum para a qualidade desse elenco.
Em outras palavras, que a exaustiva temporada atual possa servir de exemplo, e que o Fortaleza possa planejar ainda melhor 2024. Afinal, tanto os torcedores quanto a diretoria conhecem a capacidade desse clube e sabem que novas conquistas e desafios fazem parte da nova realidade Tricolor.
Leia também | Morre Erandy Montenegro, ídolo do futebol cearense e autor do 1º gol do Castelão
JP Vojvoda volta a falar em tom de despedida:
O treinador argentino deixa no ar a possibilidade de se despedir do Fortaleza, gerando apreensão entre a torcida e a diretoria sobre seu futuro no clube. Portanto, mesmo com contrato até o final de 2024, era natural o assédio sobre Vojvoda, que, para muitos, é considerado o maior da história do clube e um dos maiores treinadores da atualidade no futebol brasileiro.
Contudo, o trabalho realizado no Fortaleza é independente de qualquer profissional; lá existe um legado, uma organização que permitirá que o Tricolor vislumbre novas conquistas por alguns anos. O que o Leão precisa é que essa decisão seja tomada rapidamente, afinal, precisa saber se contará ou não com seu treinador.
Mesmo diante de tudo que foi falado, e da minha exaltação do trabalho feito no Pici, o ‘fico’ de Vojvoda será o maior reforço que o Leão pode ter para 2024. Assim, a torcida é para que possam chegar a um acordo, e que esse amado argentino possa permanecer pelo menos por mais um ciclo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.