Maurício Holanda Filho
COLUNA + RESENHA

Em noite de “Lionel” Pulga, o Ceará goleia Atlético-CE como há muito não fazia

É notável a evolução de Erick Pulga, mas ele buscava mais: queria ser o protagonista indiscutível de uma partida. E esse momento chegou, com o Ceará goleando. Atlético-CE até tentou, mas foi presa fácil.

Compartilhe:
2 de fevereiro de 2024
Maurício Holanda Filho

Avassalador, o Ceará iniciou a partida com um ritmo muito forte. O gol de Erick Pulga logo aos 5 minutos, em uma jogada digna de “Lionel”, abriu as portas para uma noite repleta de gols. Mesmo tentando, o Atlético-CE não conseguiu segurar o ímpeto do Alvinegro no PV.

Em noite de “Lionel” Pulga, o Ceará goleia Atlético-CE como há muito não fazia
📸 Felipe Santos / Ceará SC

O trabalho de Mancini à frente do Ceará ainda suscita algumas ressalvas; no entanto, algo inquestionável é a postura impositiva da equipe. Este novo time que está se formando possui um DNA totalmente ofensivo: um meio campo leve, sem o tradicional volante de contenção; dois laterais que se projetam como pontas e participam ativamente da criação. A consolidação desse sistema ainda é uma incógnita, mas do ponto de vista tático, é interessante acompanhar esse processo.

É importante ressaltar, com todo respeito ao Atlético-CE, que o time da Lagoa Redonda não está no mesmo nível dos adversários que o Ceará enfrentará ao longo da temporada. No entanto, há muito tempo o torcedor Alvinegro não comemorava seis gols em uma partida. Além disso, há muito tempo não via um jogador do seu time ter uma atuação de tamanho protagonismo quanto a de Pulga.

O Vozão se impôs logo nos primeiros minutos, e a qualidade individual do atacante foi preponderante para isso. O gol quase de placa de Erick Pulga, logo aos 5 minutos, abriu as portas para uma goleada de almanaque. E os torcedores que foram ao Presidente Vargas saíram de lá com esperanças renovadas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Ceará lidera o grupo B:

Goleada e Liderança: Além dos 6 gols, o triunfo diante do Atlético colocou o Ceará na liderança do Grupo B do Campeonato Cearense. A vitória do arquirrival contra o Iguatu trouxe essa possibilidade, e o Alvinegro não deixou escapar essa oportunidade.

Desse modo, caso o Alvinegro vença seus jogos, evitará um confronto direto com o Fortaleza já nas semifinais, o que, na minha opinião, é muito positivo para um time que ainda se está formando.

Pontos positivos ou nem tanto da goleada:

Além da atuação monumental de Erick Pulga, outros jogadores se destacaram diante do Atlético. O lateral Raí Ramos voou pela ala direita alvinegra, sendo um construtor fundamental na goleada. Além disso, David Ricardo foi soberano na defesa e ainda melhor na bola parada ofensiva, marcando um belo gol.

No setor de ataque, gostaria de destacar Facundo Castro e Aylon. O uruguaio teve bom destaque no último terço do Ceará, mostrando que segue bem na sua adaptação ao futebol brasileiro. Já o camisa 11, mesmo numa posição que o limita, conseguiu participar bem do jogo e marcou um gol.

Por outro lado, Lucas Mugni, que foi contratado para ser o grande pensador do meio-campo do Vozão, fez mais uma partida abaixo da média. Especialmente em um jogo tranquilo onde o Ceará dominou por muito tempo o setor do meio-campo. O argentino continua devendo!

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Castilho pede passagem:

Guilherme Castilho parece determinado a se recuperar com a camisa Alvinegra, e sua entrada em campo teve um grande destaque, especialmente considerando a atuação apagada de Lucas Mugni, titular da posição. Com dois gols, Castilho conseguiu incendiar um jogo que parecia morno e foi, provavelmente, o maior responsável pela elasticidade do placar.

É verdade, Castilho teve um semestre complicado, assim como grande parte do elenco que encerrou 2023. No entanto, se ele continuar com atuações desse nível, é bastante provável que conquiste a posição titular.

Definitivamente, levando em conta o momento atual, não tem como Castilho ficar no banco para Mugni. Em síntese, me parece questão de tempo essa mudança, afinal, o campo grita por ela!

 

 

 

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.