PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acordo entre Ceará e Butantan prevê 2 milhões de doses da CoronaVac em janeiro

Parceria ainda prevê a probabilidade de entregas adicionais, em fevereiro, e um maior volume a partir de maio

Compartilhe
Acordo entre Ceará e Butantan prevê 2 milhões de doses da CoronaVac em janeiro
Foto: GCMais

O Governo do Ceará firmou um acordo com a Fundação Butantan para o fornecimento de dois milhões de doses da vacina Coronavac ao Estado. A parceria prevê uma quantidade disponível do imunizante a partir de janeiro de 2021. Um memorando de intenção foi assinado na terça-feira (22), pelo secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto.

O acordo ainda prevê a probabilidade de entregas adicionais, em fevereiro, e um maior volume a partir de maio. “A Sesa [Secretaria de Saúde] apoiará todas as iniciativas que apresentarem vacinas disponíveis para aplicação o mais rápido possível. Quanto mais cedo, melhor”, disse o gestor.

Leia também: Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
PUBLICIDADE

A produção da vacina está em estágio avançado de desenvolvimento e os ensaios clínicos mostraram resultados promissores. A CoronaVac é produzida em parceria com a chinesa Sinovac Biotech e, nesta semana, a Fundação Butantan anunciou que a terceira e última fase de testes com a vacina foi concluída. A Fundação está em processo de registro definitivo do imunizante na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O compromisso entre as instituições não inviabiliza outras tratativas para o acordo com outros laboratórios e instituições que estão desenvolvendo vacinas.

Vacinação em Fortaleza não será obrigatória

Prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT) negou que a imunização contra o coronavírus seja obrigatória na cidade. O comentário acontece um dia após um grupo com aproximadamente 30 pessoas realizar uma manifestação na Praça Portugal contra a obrigatoriedade da vacina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Ninguém vai obrigar ninguém compulsoriamente a se vacinar. Entretanto, precisamos disponibilizar para toda a população”, disse Sarto, em entrevista ao Grupo Cidade de Comunicação. O prefeito eleito reafirmou que profissionais de saúde e idosos serão os primeiros a receber a vacina, mas a intenção é que toda população seja atendida nos próximos meses.

Leia também
Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
OUTUBRO ROSA
Câncer de mama: entenda quais exames fazer, quando investigar e como identificar riscos
02 de out. de 2026 - 16:52
Fortaleza deve ter 1,2 mil novos casos de câncer de mama em 2026
SAÚDE
Fortaleza deve ter 1,2 mil novos casos de câncer de mama em 2026
02 de out. de 2026 - 09:50
Doação de sangue tem novas regras no Brasil; veja idade, prazos e teste para malária
SAÚDE
Doação de sangue tem novas regras no Brasil; veja idade, prazos e teste para malária
02 de out. de 2026 - 08:13