PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entenda a expectativa de um bom ano de chuvas para o Ceará

Apesar de a previsão oficial da Funceme ainda não ter sido divulgada, a expectativa é de uma boa quadra chuvosa

Compartilhe
Entenda a expectativa de um bom ano de chuvas para o Ceará
Foto: GCMais

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) só deve divulgar a previsão para o primeiro trimestre de chuvas no próximo dia 20. Mesmo assim, a expectativa para a quadra chuvosa deste ano é grande.

Isso porque em 2021 acontece o fenômeno climático conhecido como La Niña. O evento está associado a uma temperatura atipicamente baixa no Oceano Pacífico equatorial.

"O La Niña é um fenômeno que acontece no Oceano Pacífico e que apresenta as águas mais frias", diz Eliza Zanella, professora do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. "Quando ele acontece, traz a possibilidade de nós termos precipitações dentro da média ou acima da média no norte do Nordeste brasileiro".

Leia também: Presídios do Ceará terão drones que enxergam no escuro e radares subterrâneos em projeto inédito
PUBLICIDADE

A última vez que o fenômeno La Niña foi registrado foi entre setembro de 2017 e o início de 2018.

Acontece que este não é único fenômeno capaz de mexer com a quadra chuvosa do Ceará. Um outro fator interfere diretamente nas precipitações que acontecem entre fevereiro e maio.

"Para que a quadra chuvosa seja boa, também é necessário que as temperaturas do Atlântico Sul Tropical estejam mais aquecidas", explica a professora. Essa temperatura deve ser apresentada nas próximas semanas, permitindo uma compreensão mais concreta das chuvas no Estado. "Se ficar mais quente que o Atlântico Norte, vamos ter uma quadra chuvosa favorável".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Caso o Ceará de fato tenha uma boa temporada de chuvas, essa notícia pode ser ótima para o consumidor. Com uma quadra chuvosa satisfatória, as safras de grãos, por exemplo, crescem e, consequentemente, descem o valor dos alimentos.

Entenda essa relação entre preços e irrigação na matéria do Jornal da Cidade de 29 de dezembro de 2020:

 

PUBLICIDADE
Leia também
Presídios do Ceará terão drones que enxergam no escuro e radares subterrâneos em projeto inédito
SEGURANÇA
Presídios do Ceará terão drones que enxergam no escuro e radares subterrâneos em projeto inédito
14 de out. de 2026 - 17:23
Sete aves silvestres são resgatadas pela Polícia durante ação contra crime ambiental em Ipu
RESGATE ANIMAL
Sete aves silvestres são resgatadas pela Polícia durante ação contra crime ambiental em Ipu
14 de out. de 2026 - 17:06
TRF-5 mantém decisão que impede cobrança para acesso à Vila de Jericoacoara, no Ceará
JUSTIÇA
TRF-5 mantém decisão que impede cobrança para acesso à Vila de Jericoacoara, no Ceará
14 de out. de 2026 - 15:28