O novo decreto estadual vai recomendar a não realização de viagens intermunicipais
Camilo Santana anuncia proibição do uso de áreas de lazer de condomínios e ampliação de leitos
O governador Camilo Santana anunciou novas medidas de enfrentamento à Covid-19, no Ceará, na manhã desta quinta-feira (21), em coletiva realizada no Palácio da Abolição. Entre as novas medidas, estão a proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia, recomendação para que a população evite viagens intermunicipais e ampliação na rede assistencial de atendimento da Covid-19 após aumento da demanda.
“Se forem necessárias tomar outras medidas [contra Covid-19], iremos tomar”, disse Camilo.
Haverá também recomendação de protocolos nos condomínios urbanos. Ao ser questionado sobre o porquê da não tomada de decisão antes do crescimento da curva de casos, o governador respondeu: “Esse aumento de casos não vinha refletindo na demanda assistencial, na demanda das Upas [Unidades de Pronto Atendimento] e nos óbitos. Porém, nas últimas semanas houve aumento na demanda assistencial, principalmente na Capital. Isso acende um alerta”.
Camilo disse ainda que não tomará medidas que afetem a economia. “Nossa intenção é não tomar nenhuma medida que afete a economia do Estado, mas vamos avaliar semana a semana”, disse.
Ele informou também que irá intensificar a fiscalização em bares, restaurantes e punir estabelecimentos reincidentes: “Vamos intensificar as multas, fiscalizar o uso de máscaras e a interdição de estabelecimentos. A decisão do comitê é a multa e a interdição do estabelecimento que continuar gerando aglomeração”.
O governador anunciou que as unidades e leitos criados na pandemia, entre enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), serão retomados de volta para atendimento de Covid-19. Camilo pediu durante a coletiva que a população evite aglomerações e utilize máscara. O petista lembrou ainda que o Ceará não terá Carnaval neste ano. No fim, o governador informou que não há previsão para chegada de novas doses da vacina.
Ver essa foto no Instagram
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), também participou da coletiva. O chefe do Executivo Municipal afirmou que intensificará a fiscalização em locais onde há descumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19.
Veja anúncio
Todos municípios já receberam vacinas
O anúncio é feito na mesma semana em que o Ceará iniciou a campanha de vacinação contra o coronavírus. De acordo com Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), todos os municípios já receberam doses da vacina.
O secretário ainda alertou para a manutenção das medidas de prevenção, mesmo com a chegada da vacina ao Ceará. “A pandemia não acabou. Embora a vacina seja uma ótima notícia, que nos traz muita esperança, é muito importante o uso da máscara, isolamento. É muito importante alertar para que nós façamos o nosso papel para que a gente preserve vidas para que todos nós enfrentemos essa pandemia como o Ceará tem feito, com responsabilidade, sabendo reduzir quando necessário e mantendo a economia em funcionamento”, disse.
A Prefeitura de Fortaleza divulgou na noite desta terça-feira (19) que 742 pessoas já foram vacinadas na Capital. Destas, 481 são profissionais da saúde que atuam diretamente no combate à pandemia de Covid-19. Entre os idosos acima dos 60 anos que estão em Instituições de Longa Permanência, são 173 vacinados.
Dr. Cabeto afirma ser fundamental sociedade aderir plano de vacinação
O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, afirmou em vídeo divulgado, na manhã desta segunda-feira (18), que é fundamental a sociedade aderir ao plano de vacinação. A declaração acontece após o governador Camilo Santana anunciar o início de vacinação no Estado.
“Com a chegada da vacina ao estado do Ceará, inicia-se um ciclo novo no enfrentamento da pandemia. Nós sabemos da importância da vacinação. É o mecanismo mais eficiente para o enfrentamento do coronavírus. Entendemos que esse é o momento de união, nasce aqui uma nova esperança… e que também da importância de toda a sociedade se unir para aderir esse plano de vacinação. É fundamental para que a gente possa andar mais rápido, né, para resolver esse problema da pandemia no estado do Ceará”, disse Dr. Cabeto em vídeo divulgado pela assessoria da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
Assistente virtual
A vacina contra covid-19 chegou no Ceará na última segunda-feira (18) diversos municípios já estão aplicando o imunizante.
Para resolver muitas das dúvidas que a população vem levantando sobre esta nova fase do combate à pandemia, o Governo Estadual disponibilizou novas funcionalidades no Plantão Coronavírus.
Este assistente virtual vem solucionando questões e informando a população desde o começo da crise da covid-19. A nova função começa a funcionar a partir desta quarta-feira (20).
Entre os questionamentos que podem ser respondidos pelo Plantão Coronavírus estão:
– Por que devo me vacinar contra a Covid-19?;
– Quantos dias, após o esquema de vacinação, a vacina produzirá efeito protetor no meu organismo?;
– Após a vacina, não preciso mais utilizar as máscaras de proteção?;- Após completar a vacinação, posso pegar a Covid-19?;
– Como são definidos os grupos prioritários?;
– Em qual grupo me enquadro para a vacinação?;
Devo usar máscara após tomar a vacina?
A rotina não deve voltar ao normal tão cedo. Distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel ainda devem fazer parte do cotidiano até a cobertura vacinal atingir, pelo menos, 80% da população, segundo a médica Rosana Richtmann. Para tirar as dúvidas sobre a imunização, o GCMAIS conversou com especialistas.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.