A vacinação para idosos com 75 anos ou mais começou nesta semana
Ceará já vacinou mais de 48 mil pessoas de grupos prioritários em uma semana
Em todo o Ceará, 48.821 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus foram aplicadas desde o começo da campanha de imunização, na última semana. A maior parte dos vacinados foram os profissionais da saúde, 43.504 mil. Idosos institucionalizados, indígenas e idosos com 75 anos ou mais aparecem em seguida.
A enfermeira Taís Maciel recebeu a primeira dose no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza. “Eu estou me sentindo muito feliz, tanto por ser vacinada como por vacinar meus colegas de trabalho. A gente tem que ter esperança sempre e essa vacina é uma prova disso. Temos que ter esperança em dias melhores”.
Idosos institucionalizados aparecem em segundo lugar no boletim do Governo do Estado sobre a campanha de vacinação. Já foram aplicadas 1.948 doses em pessoas que fazem parte deste grupo. “A vacina tem um peso infinitamente maior para eles, que vêm de um histórico de abandono e hoje podem sentir o cuidado que eles merecem ter todos os dias. Estamos aqui manifestando a importância que eles devem ter para a sociedade como um todo”, comenta Quitéria Magalhães, diretora do Abrigo Olavo Bilac.
Em terceiro lugar aparecem os moradores de comunidades indígenas cearenses. Cerca de 2.923 pessoas já foram vacinadas. Em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, a pajé Raimunda Tapeba (76) foi a primeira pessoa a receber a vacina no município. “Quem protege a gente é Deus, mas a vacina também protege, foi dada por Deus”, disse a liderança, em entrevista ao GCMAIS.
A vacinação para idosos com 75 anos ou mais começou nesta semana. Cerca de 446 doses já foram aplicadas no Ceará, mas esse número deve aumentar nos próximos dias. A partir de segunda-feira (1), a Prefeitura de Fortaleza vai distribuir cerca de 70 equipes em vários bairros da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde espera visitar mais de dois mil domicílios por dia.
Confira a distribuição de vacinas por município.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.