CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

Todos os profissionais de saúde de Fortaleza devem ser vacinados até terça-feira (2)

Para conseguir atender à demanda, um esquema foi montado pelo município

Compartilhe:
31 de janeiro de 2021
Ninho Digital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende aplicar todas as primeiras doses de vacinas contra o coronavírus em profissionais da saúde até terça-feira (2), em Fortaleza. A campanha foi iniciada no primeiro dia em que as doses chegaram ao Ceará, em 18 de janeiro. Para conseguir atender à demanda, um esquema foi montado pelo município.

Todos os profissionais de saúde de Fortaleza devem ser vacinados até terça-feira (2)
Foto: Rodrigo Carvalho / PMF

Nosso contingente é muito grande, sobretudo de agentes de saúde e de endemias. Ao mesmo tempo, precisamos garantir o distanciamento social e cumprir as determinações previstas em decreto. Por isso, além das três mil pessoas agendadas para este fim de semana, o Centro de Eventos acolherá, na segunda e na terça, uma nova parte desse público pela manhã e pela tarde”, justificou a coordenadora da Regional de Saúde VI, Margarida Saraiva.

Segundo o Vacinômetro, página especial criada pelo Governo do Ceará para acompanhar a campanha de imunização, Fortaleza já aplicou 26.556 doses destinadas a este grupo de risco. O balanço da Secretaria Municipal de Saúde divulgado no sábado (30), mostra que, ao todo, 40.806 pessoas já foram vacinadas, considerando todos os grupos da primeira etapa.

Leia mais | Cerca de três mil profissionais de saúde devem ser vacinados até domingo

Brasil deve receber até 14 milhões de vacinas de Oxford em fevereiro

Mais opinião: Logística é a base de tudo

No último dia 22 de janeiro, o Sindicato dos Médicos do Ceará pediu que o Ministério Público fiscalizasse a campanha em todo o Estado, para impedir que os beneficiados de cada fase fossem atendidos em suas respectivas etapas.

Em resposta, o órgão notificou 90 municípios para apresentação de estratégias para evitar o desrespeito à fila de espera. Entre as cidades, Fortaleza. De acordo com o Ministério Público, as gestões devem detalhar como é feita a fiscalização e que providências são adotadas, caso exista desrespeito.

Por fim, os gestores responsáveis devem informar acerca do planejamento para aplicação da segunda dose da vacina e, precisamente, se o município já se encontra fazendo reserva da mesma bem como quando se dará o início da aplicação.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.