A chegada das águas deve beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses que vivem no interior
Momento histórico: águas do rio São Francisco chegam ao açude Castanhão
Depois de percorrer mais de 300 km, as águas do rio São Francisco, finalmente, chegaram ao açude Castanhão nesta quarta-feira (10). O marco histórico era esperado desde o dia 1º de março, quando foi aberta a comporta do km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), dando início à viagem das águas.

O desague deve beneficiar cerca de 4,5 milhões de cearenses que vivem no interior, trazendo segurança hídrica para o Ceará. A estimativa inicial era que a chegada no açude Castanhão acontecesse em até um mês, mas acabou sendo antecipada por conta das chuvas que banharam a região do Cariri, aumentando o nível do rio Salgado.
Antes de chegar ao Castanhão, as águas do Velho Chico passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara.
Através das redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana, comemorou: “Essa foi uma luta de todos os cearenses!”. No post, ele também publicou o vídeo que mostra a chegada das águas ao açude Castanhão:
Momento histórico para o nosso estado. As águas do São Francisco percorreram os 300 km, incluindo o Cinturão das Águas, e chegaram ao açude Castanhão nesta tarde. Cerca de 4,5 milhões de cearenses serão beneficiados com a garantia hídrica da RMF, Cariri e Baixo e Médio Jaguaribe. pic.twitter.com/G94j2mzJC0
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) March 10, 2021
O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, também falou sobre a importância desse momento para a população do estado: “o Velho Chico ficou, finalmente, ligado ao maior rio do estado do Ceará, que é o Jaguaribe, e ao nosso maior reservatório, o açude Castanhão. Portanto é um momento muito importante para todos nós cearenses, pois aumenta a segurança hídrica para o abastecimento das populações que habitam o vale do Jaguaribe e que habitam, também, a Região Metropolitana de Fortaleza”, destacou o secretário.
Confira a matéria do Jornal da Cidade

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Caminhão do Cidadão leva serviços gratuitos a 12 comunidades do CE na próxima semana

Cemitérios públicos da Capital são preparados para receber visitas no Dia das Mães

Senado aprova projeto que cria novo símbolo unificado de acessibilidade no Brasil
